Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de junho de 2017

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Boa noite!


Um quadro por dia - 371

É sabido que Claude Monet adorava a Normandia, e um dos locais preferidos era a praia de Pourville, entre Dieppe e Varengeville, que pintou mais de uma dezena de vezes. Esta Plage et falaises de Pourville, 1862, 60x73cm, é uma dessas telas. Foi vendida ontem em Paris, na Pierre Bergé & Associés.

Humor pela manhã


Só espero que as velhotas soubessem ao que se prestaram ...

Bom dia !







Mais um que se estreou no ano mágico de 1967 .

Mozart: Uma paixão francesa

 Johann Nepomuk della Croce - Wolfgang Amadeus Mozart, ca 1780
Paris, Bilbiothèque-Musée de l'Opéra

Da primeira viagem de Mozart a França até à fama póstuma das suas óperas em diversos teatros, esta exposição revela a riqueza e variedade das coleções preservadas na BnF e na Ópera de Paris. Em torno do manuscrito autógrafo de Don Giovanni, apresentam-se alguns dos mais importantes manuscritos musicais de Mozart, bem como esboços para figurinos e maquetas de cenografia. Mozart é hoje o compositor mais representado na ópera de Paris. A exposição traça ainda o reconhecimento que Mozart goza por parte do público francês, desde o fascínio pelo menino prodígio.


A exposição pode ser vista na Opera Garnier até 24 de setembro.

Marcadores de livros - 745

Cinco marcadores em pele gravada.

Agradeço a quem mos trouxe do Chile.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Boa noite!


Top 10: os mais belos palácios e castelos do mundo

Schönbrunn

O Petit Futé escolheu os dez mais belos palácios e castelos da Europa. Parece-me excessivo, mas a meio da lista (em 5.º lugar) encontra.se o Palácio da Pena. Os outros são: Schönbrunn, Versalhes, Peterhof (São Petersburgo), a Cidade Proibida (Pequim), o Grande Palácio de Banguecoque, Topkapi, Neuschwanstein, Windsor e o castelo de Bran (nos Cárpatos). Escolhas controversas, como todas as escolhas.


Fim do ano escolar

Il de John Falter, 21 jun. 1958

Entre nós, para uns já foi no dia 9 ou no dia 16; para outros, será mais tarde. E para alguns inicia-se (?) hoje a época de exames.

Marcadores de livros - 744

Fim da primavera, início do verão:

Eugène Grasset - Primavera, Verão.
Pormenores de biombo das Quatro estações.
Paris, Petit Palais

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Boa noite!


Em memória dos mortos do fim de semana.

Biografias e afins


O fenómeno da política francesa, que viu confirmada a sua prodigiosa ascensão nas recentes legislativas. Uma edição da PLON .

Números


146

anos durou o maior circo americano, o Ringling Brothers, forçado agora a encerrar devido à falta de público e às dificuldades legais cada vez mais exigentes para o uso de animais nos espectáculos.

Um quadro por dia - 370


Willem van Aelst, Natureza morta com fruta e borboletas , National Gallery of Art, Washington.

Comemos pêssegos carecas e peludos, ginjas anãs, cerejas pretas, os melhores damascos de sempre, morangos atrasados, ameixas amarelas, pêras verdes, nêsperas das árvores mais sombrias. Fiquei com barriga de pomar. Já não podia comer mais. Esta é a semana pela qual esperámos todo o ano, a semana que já não volta mais, a semana de todas as frutas, a semana de tudo. (...)

- Miguel Esteves Cardoso, no Público da passada Sexta .

Bom dia !





Em memória das vítimas de Pedrógão .

Peindre la banlieue: de Corot à Vlaminck

Esta exposição está no Musée Français de la Carte à Jouer até 13 de agosto. Seria um três em um: não conheço Issy-les-Moulineaux, nem o museu e via a exposição.


Marcadores de livros - 742


Grazas, Luisa!