Prosimetron

Prosimetron

sábado, 17 de junho de 2017

Os meus franceses - 539


Leite com chocolate

Eu, quando era miúda, adorava este leite com chocolate fresquinho. Pois, segundo o Público de ontem que cita o Washington Post, 16 milhões de americanos (7 % da população) acham que o leite achocolatado provém de vacas castanhas.
Acho que não há nenhum europeu, por mais iletrado que seja, que diga uma barbaridade destas.

Tintamarre! Instruments de musique dans l'art: 1860-1910

Uma visita a Giverny vinha mesmo a calhar, para ver esta exposição no Museu dos Impressionismos e a Casa de Claude Monet. Haja esperança! - não de ver esta exposição (que acaba no dia 2 de julho), mas pelo menos de um dia ir a Giverny. :)

Manet - Lição de música (pormenor), 1870
Bonnard - Jovem ao piano (pormenor), 1891
Théo van Rysselberghe - Retrato da violinista Irma Sèthe (pormenor), 1894 
Cartaz de Louis Anquetin, 1894



Marcadores de livros - 740

Três marcadores da exposição Obras-primas dos museus de Budapeste, que teve lugar em Paris, no ano passado e a que nos referimos, em devido tempo:

Da esq. para a dir., pormenores de: Dürer - Retrato de jovem, ca 1500-1510; Pál Szinyei Merse - A cotovia, 1882; József Rippl-Rónai - Mulher com gaiola, 1892.




sexta-feira, 16 de junho de 2017

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Boa noite!



Marcadores de livros - 738

Verso e reverso (qual é qual?).

A Feira do Livro de Lisboa termina no domingo.

Jardins - 38

Esta exposição de Santiago Rusiñol encontra-se no Museu do Modernismo, em Barcelona até 9 de julho. 
Em 1903 Rusiñol criou o álbum Jardines de España, uma compilação de 40 estampas, reproduzindo quadros seus, acompanhadas de poemas de autores como Manuel Machado, Eduardo Marquina, Joan Alcover, Ramón Pérez de Ayala ou Juan Ramón Jiménez, 

Fuente de Narciso, Aranjuez

A exposição gira à volta de quatro temas: o já mencionado álbum, a luz, a água e a arquitetura de jardins - todos temas muito caros ao artista.

Rosers

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Números



16

apartamentos de luxo à venda, no que era o antigo Museu da Rádio ( Rua do Quelhas, 2 ) e agora é o Radio Palace ... Este foi vendido pelo Estado a um milionário franco-suíço, o mesmo que comprou o prédio da Agricultura na Rua Castilho e mais outros imóveis. A nova Lisboa, para quem pode ...

Humor pela manhã



Estas " traduções " bem podiam ser evitadas ...

Lição de bicicleta

Capa de George Hughes, 12 jun. 1954

Marcadores de livros - 735


Três marcadores em plástico.

Bom dia !





Do mais recente, e décimo, álbum : Mammifères

domingo, 11 de junho de 2017

Boa noite!



De Rubens a Van Dyck: Pintura Flamenga da Coleção Gerstenmaier

Joost De Momper o Novo e Jan Brueghel o Velho - Paisagem de Montanha com Mulas 

«Os grandes mestres flamengos como Rubens, figura central da pintura barroca, o seu discípulo Van Dyck, Brueghel, Van Thielen e Van Kessel, entre outros, ocupam o Centro Cultural de Cascais dando a conhecer pinturas relacionadas com a fé cristã, retratos, naturezas mortas ou temas mitológicos e as notáveis características da pintura flamenga, como o uso de cores vivas e o tratamento especial da luz. Não é todos os dias que se tem acesso a uma coleção centrada na pintura flamenga que inclui obras desde o século XV ao século XVIII. Esta é a oportunidade para ver uma seleção de 30 pinturas e 37 gravuras de artistas flamengos como Rubens, Brueghel, Van Dyck, Van Thielen, Martin de Vos, Van Kessel, entre outros grandes pintores, alguns deles, anónimos ou círculos e seguidores de Anton Van Dyck ou de Van der Weyden que, com a maior mestria, criaram obras que retratam cenas religiosas, paisagens e naturezas mortas. Na exposição é possível apreciar as notáveis características da pintura flamenga. Estes diferentes artistas desenvolveram as suas técnicas num dos períodos mais florescentes da história da arte e o resultado é um conjunto de pinturas que demonstram uma harmoniosa diversidade quer nos temas quer nas técnicas.»
A exposição pode ser visitada até 9 de julho.


Marcadores de livros - 734

Este marcador é em crina de cavalo. Veio do Centro Cultural La Moneda, em Santiago de Chile.

Obrigada a quem mo trouxe e ofereceu, na falta de um sobre Salvador Allende - era o pedido. :)