Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de março de 2017

Os meus franceses - 526

Bom lanche!

Esta broa de batata do Piódão é uma delícia.

Auto-retrato(s) - 247


Antonin Artaud, Auto-retrato, 1946, colecção particular .


Biografias e afins


Não uma novidade absoluta, mas uma novidade no formato " de bolso ", pela excelente colecção Tempus da Perrin . Meio milhar de páginas sobre este José II, Imperador do Sacro Império, filho de Maria Teresa e de Francisco de Lorena, irmão de Maria Antonieta, Rainha de França, e de Maria Carolina, Rainha de Nápoles, pioneiro do despotismo esclarecido e maçon . Instaurou o casamento civil contra o Papa e os seus bispos, fez uma grande reforma fiscal, tentou, em suma, quebrar o imobilismo dos seus estados.
Uma pena a sua morte aos 49 anos, os sucessores como sabemos foram reaccionários mais ou menos aguerridos até ao colapso final de 1918 ...

Joseph II, François Fejto, éditions Tempus Perrin, 512p, € 10.

Um quadro por dia - 351


Esta paisagem de Gustav Klimt de 1907 , Baumgarten, foi vendida no passado dia 1 , na Sotheby's de Londres por uns espantosos 56,1 milhões de euros .

Números


60

anos hoje sobre a assinatura dos dois Tratados de Roma em 1957, pela Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo.
Assim nascia a CEE ( Comunidade Económica Europeia ) e a Euratom ( Comunidade Europeia da Energia Atómica ), antecessoras da actual União Europeia, de 28 estados ( ou 27 ... ) e destino incerto ...


Humor pela manhã


Marcadores de livros - 660

Grande relógio (pormenor) do Museu d'Orsay, arq. Victore Laloux.

A hora muda esta noite: às 2h00 adiante o relógio uma hora.

Bom dia !

sexta-feira, 24 de março de 2017

Boa noite!

Na Biblioteca Nacional



É hoje .

Tributo a Mário Cesariny nos 10 anos da sua morte

Fotografia de Susana Paiva

Amanhã, sábado, 25 de março, no Centro Cultural de Belém.
Entrada livre.

14h00-19h00: Poema Colagem – Homenagem a Mário Cesariny. Vídeo-instalação (curta-metragem de 16’). Foyer Almada Negreiros.
14h30: Casa Pia de Lisboa evoca Mário Cesariny. Alunos da Casa Pia de Lisboa leem a poesia de Mário Cesariny e executam peças de Ravel, G. Händel e J.S. Bach. Sala Sophia de Mello Breyner Andresen.
15h00: Maratona de leitura. Mário Cesariny dito por diferentes personalidades. Sala Fernando Pessoa
15h30: Conversa sobre Mário Cesariny. Com José Manuel dos Santos, João Soares, Ilda David, Manuel Rosa e Elísio Summavielle (Presidente do CCB). Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém.
17h00-18h30: Autografia. Documentário sobre Mário Cesariny realizado por Miguel Gonçalves Mendes (90’). Sala Luís de Freitas Branco.
18h00: Orquestra Sinfónica Juvenil – Tributo a Mário Cesariny. Neste concerto ouve-se a música de que Cesariny gostava: a abertura de Tristão e Isolda, de Wagner, Concerto para Piano e Orquestra de Grieg, Valsas de Erik Satie. Em estreia mundial uma composição de Christopher Bochmann, feita a partir de versos de Cesariny. Direcção de Christopher Bochmann. Grande Auditório.

Marcadores de livros - 659

De uma exposição do Rinoceronte em Arraiolos, que eu gostava de ter visto.

http://atiazita.blogspot.pt/2016/03/sinto-hoje-alma-cheia-de-tristeza.html



O Pessoa não é o mesmo do marcador, mas o Rinoceronte tem poetas aos montes. :)

Bom dia !





Do novo álbum . Bom fim de semana !

quinta-feira, 23 de março de 2017

Os meus franceses - 525

Não sei o que é feito desta Fabiana... :)

A arte do retrato - 220


Uma das versões, e considerada a melhor conseguida, do retrato de Anne de Pisseleu, duchesse d' Étampes  por Corneille de Lyon em 1547 . A duquesa de Étampes, amante do rei-cavaleiro Francisco I, foi a primeira favorita real a ter poder efectivo, e este seu retrato pertenceu à colecção dos irmãos antiquários Bacri, podendo agora mudar de mãos no dia 30 de Março, na Sotheby's de Paris, com uma avaliação de 200 000 a 300 000 euros.

Números


15 000 - 20 000

euros, é a avaliação deste anel, oferecido por Napoleão a Caroline du Colombier, seu primeiro amor e com quem manteve correspondência até ao fim e de quem fez dama de companhia de Madame Mère.
O marfim finamente trabalhado mostra-nos um homem e uma mulher colhendo cerejas à beira de um templo antigo , cena explicada numa passagem do Memorial de Santa Helena :

On n'eut pas su être plus innocents que nous; je me souviens encore d'un matin piquant, au milieu de l' été, au point du jour; on le croira avec peine, tout notre bonheur se réduisit á manger des cerises ensemble .

A jóia manteve-se na descendência de Caroline du Colombier, sendo vendida a 26 de Março em Paris, na leiloeira Osenat .

Humor pela manhã



Um quadro por dia - 350


Foi no passado dia 28 de Fevereiro que Magritte atingiu um novo recorde com este La corde sensible, de 1960, vendido na Christie's de Londres pelo equivalente a 16,8 milhões de euros.

Bom dia !





Em honra de Dame Vera Lynn, que fez esta semana 100 anos, e em homenagem às vítimas de ontem na capital britânica.

Caixa do correio - 80

 Já chegou há algum tempo e é muito giro, com um lacinho em fita.

Marcadores de livros - 658

O general Norton de Matos nasceu há 150 anos.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Boa noite!


É reposto amanhã no Teatro Camões.

Lá fora - 305





Patente em Arles, na Fondation Vincent van Gogh, até 17 de Setembro, esta mostra da grande retratista norte-americana Alice Neel ( 1900-1984 ) , desde dos anos 30 em Greenwich Village até ao Upper West Side três décadas depois .


- Jackie Curtis e Ritta Red, 1970, Cleveland Museum of Art , EUA.

Um quadro por dia - 349


Este Boudin , Personnages sur la plage de Trouville, é hoje vendido na Christie's de Paris .

Humor pela manhã


O meu riso é amarelo ...

Bom dia !





 50 anos este mês o filme de Jacques Demy, apogeu da comédia musical francesa com as irmãs Dorléac e Deneuve, Michel Piccoli, Gene Kelly, Danielle Darrieux e Jacques Perrin .

Marcadores de livros - 657

Feira Popular (Entrecampos) e Campo Grande.

Rodin, a exposição do centenário


Auguste Rodin é considerado como o pai da escultura moderna. Por ocasião do seu centenário da morte do artista, o Grand Palais apresenta uma exposição das suas maiores obras-primas (Le Penseur, Le Baiser, Les Bourgeois de Calais…). O percurso da exposição traça os sonhos e a glória deste poeta da paixão, mestre incontestado e monstro sagrado. Entre escândalos e golpes de génio, ele revoluciona a arte entes de Braque, Picasso ou Matisse, e fá-la entar definitivamente na modernidade. A exposição canaliza-se para a sua extraordinária posteridade junto de gerações de artistas, de Carpeaux a Richier, passando por Bourdelle, Claudel, Brancusi ou Picasso, dando assim a ver e a compreender o poder do seu génio. (Do site da expo.)
A exposição abre hoje encerra no dia 31 de julho. Tem cerca de 200 obras.


terça-feira, 21 de março de 2017

Os meus franceses - 524

Onde me apetecia estar - 135





Depois de uma semana tão intensa como a passada, estaria muito bem no Arno Spa, instalado na bela Villa La Massa, mansão bucólica do séc.XVI, nas colinas de Chianti na Toscana. É o primeiro spa dirigido pela Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella, com experiências como as pedras quentes em argila vermelha da Toscana, o extracto de arnica, óleo de passas maceradas com rosmaninho toscano. Se somarmos a tudo isto passear por entre os ciprestes e limoeiros a perder de vista ...

Números




2,4 milhões de euros

Não me agrada particularmente ser um rés-do-chão, mas tirando isso o antigo ateliê dos irmãos Martel , que ocupa o piso térreo do palacete desenhado para os artistas gémeos por Robert Mallet-Stevens, é fantástico mesmo 90 anos depois. Uma área generosa, 171m2, nunca mexida após 1927 , em que as grandes vidraças desenhadas por Louis Barillet continuam a dar muita luminosidade, e que a porta corrediça desenhada por Jean Prouvé continua a exercer a sua função.
Também neste número 10 da actual Rue Mallet-Stevens ( XVI arrondissement ) continuam presentes as peças de mobiliário desenhadas por Francis Jourdain em 1930, funcionais e de linhas simples que talvez por isso resistiram bem às décadas. Não foi também alterado o quarto concebido por Gabriel Guevrekian, nem o bar desenhado por Charlotte Perriand em 1929-30.
Está classificado o ateliê como monument historique, o que também não permitirá grandes alterações a quem o comprar, e está à venda na agência Architecture de collection, especializada em casas de arquitectos e artistas dos séculos XX e XXI.

Lá fora - 304





A maravilhosa colecção do séc. XVII e XVIII do coleccionador norte-americano Jeffrey Horvitz, que desde 1990 começou a adquirir telas, desenhos e esculturas de Watteau, Boucher, Greuze, David, Oudry ou Hubert Robert .

Inaugura hoje, no Petit Palais, e fica até 9 de Julho.



petitpalais.paris.fr

Um quadro por dia - 348


É de Clara Peeters esta bela Natureza morta com queijos, alcachofra e cerejas, que aqui aparece em agradecimento à nossa Ana Ruas Alves .

Um agradecimento também à  Livraria Lumiere, que foi a competente intermediária :)

A arte do retrato - 219


Santo Inácio de Loyola, por Ribera , uma tela que está nas Salas de Santo Inácio do Collegio Internazionale de Gesú, em Roma , pelo que raramente vista pelo grande público. Por saber que o retratado é o protector dos que se submetem a cirurgias , com o desejo de que uma em particular corra hoje muito bem.

Humor pela manhã


Até não desgosto de sushi, mas também não sou fanático por como agora se vê tanto. Modas :)

Torniquete

A tômbola anda depressa,
Nem sei quando irá parar -
Aonde, pouco me importa;
O importante é que pare...
- A minha vida não cessa
De ser sempre a mesma porta
Eternamente a abanar...

Abriu-se agora o salão
Onde há gente a conversar.
Entrei sem hesitação -
Somente o que se vai dar?
A meio da reunião,
Pela certa disparato,
Volvo a mim a todo o pano:

Às cambalhotas desato,
E salto sobre o piano...
- Vai ser bonita a função!
Esfrangalho as partituras,
Quebro toda a caqueirada,
Arrebento à gargalhada,
E fujo pelo saguão...

Meses depois, as gazetas
Darão críticas completas,
Indecentes e patetas,
Da minha última obra...
E eu - prà cama outra vez,
Curtindo febre e revés,
Tocado de Estrela e Cobra...

Mário de Sá-Carneiro


(Publicado há 100 anos no Portugal Futurista.)

Bom dia !

Marcadores de livros - 656


Um livro encantador.

Umas camélias para JMS

http://sintranoticias.pt/2017/03/02/palacio-nacional-sintra-recebe-exposicao-camelias-orquideas/


Marcadores de livros - 655

No Dia Mundial do Perfume: três marcadores (ainda com o odor do perfume debaixo do plástico) de Calvin Klein. 

Obrigada, Jad!

Em homenagem a Chuck Berry

Chuck Berry partiu antes da Primavera chegar.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Os meus franceses - 523


Roque Gameiro: Uma Família de Artistas

Fui a Cascais ver esta exposição que acaba na 4.ª feira. Muito boa. Um pai (Alfredo Roque Gameiro), cinco filhos (Raquel, Manuel, Helena, Màmía e Ruy) e dois genros (José Leitão de barros e Jaime Martins Barata), todos artistas. E ainda há mais nas gerações seguintes. :)

Alfredo
Raquel
Manuel
Helena
Màmía 
Ruy
José Leitão de Barros, marido de Helena
Jaime Martins Barata, marido de Màmía.

Alguns aspetos da exposição:

Hei de voltar em breve a estes artistas.

O catálogo pode ser aqui descarregado:
http://tribop.pt/cascais2017/catalog.pdf

A Fundação D. Luís podia ter feito postais e marcadores de livros para vender.