Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Lá fora - 288





50 peças do guarda-roupa imperial de Josefina, da sua filha, a rainha Hortênsia, e de algumas damas da corte , preciosos testemunhos do luxo e refinamento do I Império, estão expostos actualmente na Malmaison. Uma ocasião imperdível, já que raramente são expostos pela fragilidade dos tecidos , e também porque é o único guarda-roupa bem conservado a par do da Imperatriz Eugénia que está em Compiègne .

Algumas das peças tinham sido conservadas pelos príncipes Napoléon, outras regressaram a França inesperadamente : em 1927, aquando do leilão da biblioteca de Augusta-Amélia da Baviera, a nora de Josefina, o conservador da Malmaison vai a Munique para comprar livros que não trouxe, voltando antes com três mantos de corte que pertenceram a Josefina .

Não era uma mulher alta, tinha 1,63m , mas foi sempre elegante, como testemunham estes vestígios de um imponente guarda-roupa que também não podia subsistir inteiro já que a roupa usada , a menos valiosa claro, era depois dada às damas de companhia como atestam os registos ainda hoje conservados .

Dans les armoires de l' impératrice Joséphine, até 6 de Março de 2017 , no Château de Malmaison, todos os dias menos à Terça-feira , € 6,50 , parking gratuito . chateau-malmaison.fr

Sem comentários: