Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Citações



(...) do pudor reverencial com que alguma esquerda ainda hesita em classificar Estaline como aquilo que ele, sobretudo, foi : um assassino sádico e irracional. De facto, a grande diferença é que Hitler foi um psicopata e um assassino de massas, mas em obediência a um programa político anunciado no Mein Kampf e que os alemães sufragaram, enquanto que Estaline foi um assassino sem causa, que se arvorou como grande líder sobre o heroísmo dos russos e aquilo a que Pasternak um dia chamou " a nossa maldita capacidade de resistência ao sofrimento " . Mas até nos pormenores reveladores ele não ficou atrás de Hitler : também perseguiu e matou judeus, ciganos e homossexuais. O grande problema moral que Estalina coloca a uma certa esquerda é que a biografia de Montefiore não revela nada que não se soubesse já há muito tempo. E, durante todo esse tempo, duas gerações de intelectuais e militantes de esquerda não quiseram ver a verdade que bradava aos céus. A jornalista francesa Dominique Desanti, ex-militante do PCF, conta essa história num livro justamente chamado " Les Staliniens " , publicado há mais de 30 anos. Já toda a gente sabia tudo, então : Sartre, Picasso, Aragon, Moravia e tantos outros. Todos sabiam e todos calaram. Aos que estão vivos, talvez lhes faça bem recordarem.

- Miguel Sousa Tavares, no Expresso do passado Sábado .

3 comentários:

MR disse...

Sou candidata a leitora da biografia que o Expresso está a publicar. E também ao livro referido de Dominique Desanti por MST Les Staliniens. Deve ser fresco...

MR disse...

Vi que o livro foi traduzido pelas Iniciativas Editoriais, em 1976, talvez por iniciativa de José Fernandes Fafe.

Miss Tolstoi disse...

Já comecei a ler. Ainda a procissão vai no adro e as maldades são mais que muitas. Um frustrado, recalcado... Livrem-nos destes homens!