Prosimetron

Prosimetron

sábado, 14 de maio de 2016

Boa noite!


Alireza Ghorbani canta amanhã na Gulbenkian.

De um lugar onde não há sapos

Uma exposição-homenagem de Guilherme Parente a Bosch inaugura hoje na Galeria das Salgadeiras, às 19h00.


Um convite ao artista para revisitar e reinterpretar a obra de Bosch, nos 500 anos da sua morte. 
Guilherme Parente volta à Galeria das Salgadeiras com uma série de obras inéditas que estarão patentes ao público até 2 de julho. «De um lugar onde não há sapos, esse símbolo do Mal tantas vezes evocado nas pinturas de Bosch, traz-nos uma série de ilusões fantásticas que aproximam, numa perspetiva mais de afetos e de sensibilidades do que a formal e estética, a pintura de Parente da de Bosch», como refere Ana Matos na folha de sala.

Marcadores de livros - 388

Dez marcadores com vistas de Israel. O que tem flores holandesas é o reverso de todos eles.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Os meus franceses - 455




Pensamento ( s )


Números


15 000 000

de euros , a remuneração recebida em 2015 por Carlos Ghosn , o presidente da Renault . Não é só, pois, o português da Peugeot que tem suscitado controvérsia em França . E no caso da Renault, em que o Estado até é accionista, o governo francês mostrou oposição a estes níveis salariais . O principal interessado já disse que pretende receber mais este ano ...

Que digo eu ? Nada a opor que os gestores sejam bem pagos quando as companhias se valorizam, mas então todos os colaboradores têm também de ver aumentado o seu nível salarial , o que nem sempre acontece ...

Lá fora- 261



 - Vestido em cetim duchesse, com uma écharpe das cores do tartan Stuart, usado no baile dos Ghillies de 1971, no castelo de Balmoral .

 - Conjunto usado na sessão inaugural do parlamento escocês em 1 de Julho de 1999.

Os 90 anos de vida e 63 de reinado de Isabel II são várias vidas em termos de moda, e esta exposição Fashioning a Reign documenta a evolução de um dos guarda-roupas mais conhecidos e divulgados do planeta . Do rosa infantil, última imagem por mim escolhida, usado nos anos 30 pela então princesa Isabel e pela irmã, a princesa Margarida, aos vestidos de noite oficiais sem esquecer os chapéus que são imagem de marca da soberana :).

Fashioning a Reign : 90 years of style from the Queen's wardrobe

21 de Abril a 16 de Outubro : Palácio de Holyroodhouse, Edimburgo .

23 de Julho a 21 de Outubro : Palácio de Buckingham , Londres .

17 de Setembro a 8 de Janeiro de 2017 : Castelo de Windsor .

Humor pela manhã


:)

Bom dia !





Esta voz maravilhosa que nos deixou repentina e misteriosamente em 1997 interpreta o tão conhecido tema dos Smiths . Faz parte deste álbum muito póstumo, You and I , editado a partir de sessões de gravação de 1993 em Nova Iorque .

Marcadores de livros - 387

Cinco marcadores egípcios. O primeiro dentro de um plástico.

Leituras no Metro - 240

Trad. Helena Alves
Mem Martins: Europa-América, 1986

Ando finalmente a ler este livro de Grahame Greene, uma viagem no Expresso do Oriente, de Ostenda a Constantinopla. Já se vislumbra um espião. E se há espião...

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Boa noite!

Um quadro por dia


Esta Sous-Bois foi pintado em 1904 quando Vlaminck residia no arredores de Chatou , e esteve até há 3 dias nas mãos de Titi von Furstenberg, que a herdou de sua mãe, a grande mecenas e filantropa Sarah Campbell Blaffer que a tinha comprado em 1954 . Foi vendida na Sotheby's de Nova Iorque .

Marcadores de livros - 386


Parabéns a Manuel Alegre que faz hoje 80 anos.

Onde me apetecia estar



Estaria muito bem a caminho de Lille, para ouvir esta noite no Auditorium du Nouveau Siècle a Orchestre National de Lille dirigida por Jean-Claude Casadesus. Um programa de Verdi, Wagner, Liszt e Dutilleeeux .

Humor pela manhã



Espero que corte melhor o cabelo do que escreve ...

Bom dia !





A first lady of country music lançou um novo álbum, Full Circle , aos 83 anos e a voz continua um portento.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Os meus franceses - 454


Editor(a) Nascimento

Já em tempos aqui falei de um biografia do corvino Manuel Carlos George Nascimento que herdou de um seu tio uma livraria em Santiago do Chile e que transformou numa das mais prestigiadas editoras chilenas - Nascimento - que publicou autores como Gabriela Mistral, Pablo Neruda ou Vicente Huidobro.
parte de uma exposição que a Biblioteca Nacional do Chile lhe dedicou há dois anos pode ser vista até final de agosto na Biblioteca Nacional de Portugal.

José Medeiros fez um filme sobre este açoriano livreiro imigrado no Chile,  O Livreiro de Santiago, que passa amanhã no anfiteatro da BNP.


Masséot Abaquesne, le premier faïencier français



Uma retrospetiva, no Museu da Renascença, em Écouen, dedicada a Masséot Abasquene, ceramista, nascido em Rouen
Abaquesne já se encontra a trabalhar em Rouen em 1526. 
Em 1542 recebe uma importante encomenda: o primeiro pavimento para o castelo de Ecouen, residência de Anne de Montmorency. Três anos mais tarde, a sua oficina produziu mais de 4000 moldes para o boticário de Rouen, Pierre Dubosc. Em 1557, executou os pavimentos da capela de Claude d'Urfé, no Loire. 

Auto-retrato(s) - 233

Florine Stettheimer - Autorretrato com paleta (Pintora e fauno)

terça-feira, 10 de maio de 2016

Boa noite!

Filme sobre um programa da série 60 Minutos que ficou conhecido como Memogate ou Rathergate e que, nas vésperas da reeleição do Presidente, se debruçava sobre a passagem de George W. Bush pela Air National Guard em 1972-1973, ou seja: como ele não foi para o Vietname.



Bom dia !





Um percussionista fantástico .

Marcadores de livros - 385

Não sei muito bem qual é o verso e o reverso deste marcador.
O livro está no monte, à espera de uns dias de férias.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Boa noite!

Lá fora - 260




A figura da bacante atravessou toda a história da arte , chegando ainda com vitalidade ao século XIX como esta exposição patente no Museu de Belas Artes de Bordéus demonstra : Courbet, James Pradier, Rodin, André Lhote, Matisse .

Até 23 de Maio .

Bom dia !





Uma das minhas preferidas, e porque ele está novamente em Portugal . Boa semana !

Leituras no Metro - 239

Lisboa: INCM, 2016

Estou a terminar este Essencial sobre Montaigne. Clara Rocha faz-nos uma boa introdução à vida, obra e pensamento de Montaigne.
Numa entrevista ao JL (3 fev. 2016), Clara Rocha afirmou que «Para quem estuda a questão da literatura autobiográfica, Montaigne é um autor fundamental, porque muito cedo fez do conhecimento e da representação de si o projeto não apenas de um livro, mas de uma vida: "c’est moy que je peins", diz ele na nota preambular aos Essais. A aventura que lhe preencheu os dias durante cerca de 20 anos e que fez dele um dos grandes espíritos da cultura ocidental é, em parte, a da descoberta do próprio eu. E, através dele, da singularidade irredutível de cada ser. Tão instável e diversa, tão difícil de apreender que nunca se esgota no gesto de a explorar. Montaigne usa a imagem da água que foge por entre as mãos para falar da experiência da fixação do eu na escrita. Esta é uma questão que está no cerne de toda a literatura autobiográfica.»


Hei de voltar a este livro.

A nossa vinheta

Não agoiro nada de bom para esta nova greve de fome, agora também acompanhada de silêncio, do ativista angolano Luaty Beirão. Como rapper é conhecido sob o nome de Ikonoklasta.
Desejo que esta luta corra bem para ele.



domingo, 8 de maio de 2016

Boa noite!

O Boca Doce é bom é




Para a Isabel.

"There is a sea"

«Eu estava sentada na frente dele, do outro lado da pequena mesa. Ele esteve um longo tempo calado. Depois debruçou-se sobre a mesa e disse:
-Ouve:

There is a sea
A far and distant sea
Beyond the farthest line,
Where all my ships that went astray,
Where all my dreams of yesterday
Are mine.
»

Sophia de Mello Breyner Andresen, Contos Exemplares
(Ilustrações de João Catarino) Porto: Porto Editora, 2013, (36ª edição).p. 118. 

Contém um prefácio belíssimo de D. António Ferreira Gomes, intitulado Pórtico que enfoca os poetas religiosos, crentes ou não crentes.

Bom Domingo!

Marcadores de livros - 384