Prosimetron

Prosimetron

sábado, 14 de novembro de 2015

Os meus franceses - 425

Aux armes citoyens!


Ils viennent jusque dans vos bras
Égorger vos fils, vos compagnes
Aux armes, citoyens! Formez vos bataillons!
Marchons, marchons
Qu'un sang impur abreuve nos sillons

Livros de cozinha - 87

Lisboa: Oficina do Livro, 2014

Coletânea de crónicas que Maria de Lourdes Modesto escreveu para o Diário de Notícias, estas ou outras já coligidas anteriormente em Palavra puxa receita.

Lisboa: Verbo, 2005

Paris

O restaurante Le Petit Cambodge instalou-se no n.º 20, rue Alibert em 9 set. 2011. E teve origem num outro restaurante de Paris, Le Cambodge, que ainda existe.

Bataclan - Uma sala de espetáculos das mais antigas de Paris. Foi construída em 1864, segundo projeto do Charles Duval. O seu nome foi retirado da   opereta de Jacques Offenbach, Ba-Ta-Clan
No boulevard Voltaire, 50.

Fica em Saint-Denis. E foi nas suas redondezas que teve lugar o tiroteio. Fui uma vez a Saint-Denis ver a basílica e vi ser uma zona muito habitada por norte-africanos e franceses seus descendentes.

Esta zona de Paris estava muito degradada. Quando ali estive da última vez, estava a ser objeto de grandes obras de requalificação. A maioria das lojas do centro comercial estavam encerradas, salvo uma grande Fnac e a Bibliothèque du cinéma François Truffaut. Tem um interface de comboios e metro.

Outra vez


Outra vez Paris, outra vez o horror, agora a uma escala assustadora : centena e meia de mortos, centenas de feridos, dizem que sete ataques simultâneos em pleno coração de Paris : Stade de France, Bataclan, restaurante Belle Equipe , Les Halles . Mata-se indiscriminadamente quem janta tranquilamente, quem assiste a um concerto de rock, quem está a ver o França-Alemanha com o próprio Presidente da República presente ! Será difícil que tudo fique como dantes na velha e confiante Europa, a começar pela política de fronteiras abertas

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Os meus franceses - 424

A arte do retrato

É de Lucian Freud ( 1922-2011 ) , amigo do retratado , esta grande tela ( 224x138,5cm ) datada de 2003-2004 . O título é O Brigadeiro , que era a patente militar de Andrew Parker-Bowles, primeiro marido de Camilla, actual mulher do Príncipe de Gales .
Foi vendida há três dias na Christie's de Nova Iorque por 34 milhões de dólares, ultrapassando os 30 milhões da estimativa mais alta .

Já agora ,


o meu São Martinho : num recanto de Lisboa, assadas e boas as castanhas, acompanhadas por uma água pé igualmente agradável .

Um quadro por dia


Este Alperces, ameixas e uvas numa taça de porcelana azul da China foi pintado sobre madeira por um grande mestre da natureza morta : Jacob van Hulsdonck ( 1582-1647 ).
Será vendido hoje , na Artcurial em Paris, com base de licitação entre 250 000 e 350 000 euros .

Humor pela manhã


A boda de esquerda, vamos ver até quando duram os sorrisos ...

Bom dia !

Marcadores de livros - 288

Do livro O herói português, de Francisco Galope (Matéria-Prima).

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Boa noite!

Pouca gente saberá da paixão que Helmut Schmidt tinha pela música, que tocava piano e chegou a gravar dois discos (que eu conheça).

2003
2008

Uma, duas, três receitas para cozer (assar) castanhas

Para todos pois é fácil. Em especial para MR.

Estas receitas vieram via Macau.

Jan Voerman Jr., Castanhas, 1957

Jan Voerman Jr.
Chestnuts
1957

http://stilllifequickheart.tumblr.com/post/72578368845/jan-voerman-jr-chestnuts-1957

«A Gravura: Esta Mútua Aprendizagem»

Um documentário sobre a Gravura, Cooperativa de Gravadores Portugueses, fundada em Lisboa, em  20 de julho de 1956, por um grupo de artistas e intelectuais. Através de quase três dezenas de depoimentos, retrata a sua história, e as suas consequências, a sua origem nos movimentos de oposição à ditadura, numa improvisada garagem de Algés. E, sobretudo, a necessidade que os artistas sentiram de aprender em conjunto, de se organizar, aprender e ensinar ao mesmo tempo. Um momento único de camaradagem, aprendizagem, intercâmbio, um momento político na História das Formas.
«Pode dizer-se que a gravura moderna tem origem exactamente em 1956, quando se formou a Gravura. E pode falar-se de aventura» - escreveu Fernando de Azevedo, em 1976. «Se digo aventura, é porque de facto o foi, sabido que todas as aventuras comportam riscos. Que risco não seria, então, congregar artistas e colecionadores, os primeiros tentando o que não tinham sequer aprendido, tentando os segundos acompanhá-los sem o terem aprendido sequer. Esta mútua aprendizagem é uma das coisas bonitas que aconteceram nos últimos anos da vida artística portuguesa.» 
Este documentário de Jorge Silva Melo estreou em 2008 no DocLisboa e passa esta noite na RTP2, às 23h27.

Um quadro por dia : Para o Arpose


Este Enigma sin fin de 1938 é aqui trazido com votos de parabéns e longa vida ao blogue Arpose , e pode ser visto in loco em Madrid, no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia onde se encontra por legado de Dalí .

Novembro Quente - 3



12 de Novembro de 1975 - Os trabalhadores da construção civil e outros adeptos da " democracia popular " cercam a Assembleia da República, sequestrando o Governo e os deputados. Só no dia seguinte, com a intervenção do Regimento de Comandos , é levantado o cerco . Dois pormenores curiosos que mostram bem a dinâmica daqueles dias : só os deputados do PCP e do MDP/CDE são alimentados durante as longas horas do cerco , e o " milagre " de ver alguns supostos " deficientes das Forças Armadas " levantarem-se das cadeiras de rodas e correrem rua abaixo quando os comandos carregaram ...

Humor pela manhã


Uma cena a que já tenho assistido em supermercados e hipermercados : eles, muito confundidos com as variedades e opções, têm de ligar para elas para saber qual a compra acertada :)

O Principezinho

Em dezembro, nos cinemas.

Bom dia !





O cantautor Sam Beam, que esteve recentemente entre nós abrindo o Misty Fest 2015 .

Caixa do correio - 48

Recebi este conjunto de selos lindos num único correio. E fiquei a conhecer o desenhador Trémois, que desconhecia. Em breve, postarei sobre ele.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Boa noite!

O blogue hoje parece um obituário, mas este cantautor dos rhythm and blues faleceu ontem em Madrid. quando se encontrava em digressão.

S. Martinho, dia de castanhas

Desejo que tenha sido um óptimo dia de S. Martinho sem faltar as respectivas castanhas.


Hoje na Baixa havia dois assadores de castanhas lado a lado.

Boa noite. :))

«Nada do que é inumano nos é estranho»


Porto: Afrontamento, 1978

Muita gente da minha geração leu este livro de André Glucksmann, que representou uma reviravolta no pensamento de um soixante huitard maoista: um livro em que rompe com o marxismo. Um intelectual que esteve sempre no centro da discussão da vida francesa, desde o Maio de 68.
Li várias das suas obras, embora na maioria das vezes discordando delas. Não li ainda Voltaire contre-attaque, mas desde que saiu (2014) que o quero ler:


Glucksmann apoiou Sarkozy em 2007, tendo-se 'retratado' dessa 'fraqueza', em 2012. 
Apoiou a guerra do Iraque e o ataque à Líbia de Kadafi, tudo soluções que tiveram consequêncas desastrosas. Faleceu ontem, em Paris.

Parafraseando Terêncio, Glucksmann afirmou: «Nada do que é inumano nos é estranho».

Marcadores de livros - 287

Maria Mateus - Maria Meniina: Novembro, 2004



Bom dia !





Difícil dar este " bom dia " ainda em choque com a morte esta madrugada do PAULO CUNHA E SILVA . Conhecendo-o há quase duas décadas pensei que aquela energia era inesgotável , e desaparece quando estava a fazer um trabalho fabuloso como Vereador da Cultura do Porto .

Parabéns, Arpose!

Uns vinhos de Carcavelos para acompanharem as castanhas, ao som de Liszt:


Bom São Martinho e muitos anos de vida. :)

Bom São Martinho!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

In memoriam Helmut Schmidt


Helmut Schmidt faleceu hoje aos 96 anos na sua cidade natal de Hamburgo. Enquanto político, destacou-se pela capacidade extraordinário de enfrentar crises políticas nas décadas de 1960 e 1970. Enquanto "reformado", evidenciou-se como publicista e estadista respeitado. Sua popularidade nunca deixou de aumentar nos últimos anos.
É certo que os tempos de hoje não se comparam aos do pós-guerra. Mas os políticos de hoje, quer do quadrante de esquerda, quer de direita, em nada se comparam a um elenco de Chefes de Estado e de Governo a que Helmut Schmidt pertenceu sem dúvida nenhuma.


Na cafetaria

Il. de Constantin Alajalov

Leituras no Metro - 230



Deux sœurs de Dominique Bona debruça-se sobre a vida de duas «musas do Impressionismo» que serviram de modelo a Renoir no quadro «Yvonne et Christine Lerolle au piano» (1897), que pertenceu à coleção Paul Guillaume-JeanWalter e que se encontra hoje no Musée de l’Orangerie. O livro reflete as relações estreitas entre um grande número de artistas (pintores, músicos e poetas) e de colecionadores, como é o caso da família Lerolle. E do modo como foram educadas e como viviam: ambiente muito liberal, laico e dreyfusard. Estas irmãs vão casar com dois irmãos também de uma família de colecionadores e de artistas: os Rouart. (A Proprieté Caillebotte, em Yerres, dedicou recentemente uma exposição a esta família de pintores. Os irmãos Caillebotte eram amigos dos Rouart e viviam perto destes, todos na rue de Lisbonne, em Paris.) Yvonne (de branco) e Christine  (de vermelho) tinham, respetivamente 20 e 18 anos, quando Renoir as pintou a tocarem no piano Pleyel, na sala da sua casa, vendo-se nas parede dois quadros de Degas pertencentes à coleção do pai Henry Lerolle.

Vou a meio da leitura deste livro, que há de voltar aqui.

Além do quadro acima referido, Renoir pintou mais três telas da família Lerolle: um retato do pai, Henry Lerolle, e dois retratos de Christine Lerolle.

Henry Lerolle, ca 1895
Christine Lerolle a bordar, ca 1895
Christine Lerolle, 1897

Marcadores de livros - 286


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Boa noite!

Cientologia: a estratégia do terror

Vi no Nouvel Obs que a Igreja da Cientologia tentou sabotar a passagem do documentário de Alex Gibney Going Clear sobre essa Igreja no Canal + francês.
Leia aqui:
http://teleobs.nouvelobs.com/actualites/20151104.OBS8856/ce-film-que-les-scientologues-ne-veulent-pas-que-vous-voyiez.html

O filme pode ser visto no YouTube, em:
https://www.youtube.com/watch?v=BpKheZtiRCQ
mas a incorporação foi desativada.

O filme, inspirado no livro de  foi inspirado no livro de  Lawrence Wright, foi aclamado no Festival de Sundance e recebeu três Emmy. 

Marcadores de livros - 285

Este marcador é antigo. Agora, parece-me que o desconto é de 20%.

Pensamento ( s )



(...) Merkel, Hollande, Cameron são convencionais " nacionalistas moderados ", com agendas curtas e acanhadas, incapazes de construir uma nova e verdadeira escala política europeia, também para a Defesa e as Relações Exteriores. Uma escala europeia para podermos enfrentar os gigantescos desafios da regulação do capitalismo global, da segurança militar e da sustentabilidade ambiental . Sem um milagre improvável, a Europa que nos deixarão por herança será uma manta de retalhos, onde tudo será mais frágil e precário . Incluindo as liberdades, o pão e a justiça .

- Viriato Soromenho-Marques , na Visão .

Novembro Quente - 2





9 de Novembro de 1975 - Enorme manifestação no Terreiro do Paço, organizada pelo PS e pelo PPD, para apoiar o VI Governo Provisório chefiado por Pinheiro de Azevedo . Os incidentes geraram frases que ficaram para a História :)



( Estava aqui a pensar com quem terei ficado - avó materna ? - , pois os meus pais foram e só debandaram quando a " fumaça " os obrigou a isso )

Um quadro por dia

Uma tela ( 53,5x59 cm ) de Alberto Burri , artista agora objecto duma retrospectiva no Guggenheim de Nova Iorque .
Intitulada Combustione M. 2 , estava avaliada à volta de 800 000 euros e acabou vendida por 2,5 milhões na Sotheby's de Londres no passado dia 15 de Outubro .

Humor pela manhã

Roda, mexe e volta a rodar até encaixar . Parece que existe finalmente o tal acordo, a assinar amanhã . Até que enfim, digo eu , e digo mais :  afinal tinha razão Cavaco Silva quando disse que não lhe tinha sido apresentada qualquer alternativa credível e coerente ...

Mais ainda : nem sequer será UM ACORDO , porque não conseguem os 4 partidos assinar um em conjunto , serão TRÊS ...

Bom dia !


Um duo que revela como o clarinete e o acordeon podem combinar bem :

domingo, 8 de novembro de 2015

Boa noite!

Verão de São Martinho

Parece que chegou (talvez um pouco adiantado) e espero que fique durante uns dias, pelo menos. Não esta a imagem que eu tinha guardado para o Verão de S. Martinho... era uma foto feita na Alemanha. Mas como não sei onde a guardei... fica esta (que não foi feita por mim).

  
A imagem não tem autor e foi cedida aqui

Umas bolachas para o chá


Há uns dias, ofereceram-me estas bolachas que são deliciosas, crocantes. Entretanto, encontrei-as e já vou no segundo pacote.

Obrigada a quem mas deu a conhecer.

Bom almoço!

Mary Ellen Best - Our dining-room at York, 1838