Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os ilustradores de Enid Blyton - 2

Da coleção Aventura de Chico e seus companheiros, editados pela Livraria Clássica Editora, foram traduzidos, da esquerda para a direita, por J. Natividade Gaspar, Maria de Menezes e Fernando de Castro Ferro e foram publicados nos anos de 1962 e 1963. O mistério do maltrapilho e A Trinta-Diabos, por José Cambraia, e Os quatro aventureiros, por Paulo-Guilherme.
Il. de José Cambraia para O mistério do maltrapilho 
Il. de Paulo Guilherme para Os quatro aventureiros 
Il. de José Cambraia para A Trinta-Diabos

Estes foram também editados pela Livrraia Clássica Editora, na coleção Os melhores livros juvenis, São edições dos anos de 1970. Traduzidos por Anaïs Bonnel e Jorge Sampaio, Comandante Dentinho, Sampaio Marinho, todos têm ilustrações e capas de José Cambraia.
Il. de José Cambraia para os três livros da segunda foto.

5 comentários:

APS disse...

Destes não me lembrava eu...
E este Jorge Sampaio (tradutor) não é o nosso ex-PR?!...
Bom dia!

MR disse...

Acho que não, mas nunca se sabe. :)

Miss Tolstoi disse...

Li alguns destes livros, mas já não me recordava por quem eram ilustrados.

Isabel disse...

Li a Trinta Diabos, mas não sei se foi esta edição. Da outra colecção li vários. Li os seis terríveis e ainda tenho A casa da árvore oca.
Adorava estes livros. Alguns que li, só agora os associo a Enid Blyton. As ilustrações eram todas muito bonitas.
Bom fim-de-semana!

MR disse...

Bom domingo, Isabel!