Prosimetron

Prosimetron

sábado, 12 de maio de 2012

Boa noite!

«Nunca escrevi nada tão louco.»
Ibsen

Esta peça do norueguês Henrik Ibsen foi publicada em 1867 e representada, pela primeira vez, nove anos mais tarde, musicada por Edvard Grieg.

Adoro aprender

Hoje aprendi um novo adágio, que se pode aplicar quotidianamente:

Gato pede miando, mas come rosnando. 

Roubado no Arpose . Obrigado

Como fintar a crise....

Não tarda nada que a moda não chegue cá. Restaurantes oferecem sobremesa especial... é uma maneira de fintar a crise: restaurante-espanhol-oferece-strippers-como-sobremesa

Biografias e afins - 129


Cinco décadas de dança e direcção artística neste Dançar a Vida, livro de memórias de Jorge Salavisa.

( D.Quixote, Abril de 2012, 316p, €19 )

II FESTA DA FLOR DE LISBOA


Começou ontem e acaba amanhã a II FESTA DA FLOR DE LISBOA, que decorre no Pavilhão de Exposições e no Parque Botânico da Tapada da Ajuda. Actividades para todas as idades, das 10 às 20h.

Para a Inês


Já arranjei quem me grave este 45 r.p.m. num cd. Espero que ainda dê porque há que resolver uns problemas logísticos. Para quando precisa dele? Envie o endereço para onde devo enviar o cd para o correio do blogue, sff:
LUISMIGBARATA.PROSIMETRON@blogger.com

Marcadores de livros - 52

Parabéns a Manuel Alegre que faz hoje 76 anos.

Humor pela manhã...


Uma barbearia em Beja : Isto é que informar a clientela!

Bom dia !



Um clássico, Poinciana, na versão do grande pianista Ahmad Jamal.

Coca-cola

Como se bebia a Coca-Cola (1890-1900), daqui


Elegâncias - 76

Hoje é para os nossos men: uma mochilinha, modelo Syd Backpack, para as viagens ou para ir trabalhar. De Christian Louboutin, ao módico preço de 2795 USD. A não perder!

Joana de Portugal, princesa e beata


Garcia de Resende escreveu que foi necessário morrerem nove pessoas para que o filho mais novo dos duques de Viseu e Beja fosse Rei. Um dos nove foi Joana, primeira filha de Afonso V, que nasceu em 1452. Segundo Caetano de Sousa foi jurada herdeira do trono de Portugal (desconhe-se a data e a realização de Cortes entre 1452 e 1455 - teria sido nas primeiras de 1455 realizadas antes do nascimento do seu irmão e principe herdeiro, João ?). E segundo a "tradição" (que vale o que vale) foi por esse motivo que continuou a usar do título de princesa, em vez de infanta, mesmo depois do nascimento e juramento, como principe herdeiro, do futuro rei João II (nas segundas Cortes de 1455).
Foi Regente de Portugal e nunca chegou a receber ordens embora vivesse a maior parte do tempo à guarda de conventos, seguindo, laicamente, as suas regras. Morreu em 12 de Maio de 1490, sem conhecer as tragédias que o seu irmão viria a passar. Foi beatificada em 1693.
A exemplo de Nuno Álvares Pereira é mais um dos beatos adorados e tratados como santos em Portugal.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

"...ao longe está uma estrela"

Junto-me ao Luís na homenagem a Bernardo Sassetti.
Uma perda irreparável quando os ponteiros param durante o alvor.

Deve chamar-se tristeza

Deve chamar-se tristeza
Isto que não sei que seja
Que me inquieta sem surpresa,
Saudade que não deseja.
Sim, tristeza — mas aquela
Que nasce de conhecer
Que ao longe está uma estrela
E ao perto está não a ter.
Seja o que for, é o que tenho.
Tudo mais é tudo só.
E eu deixo ir o pó que apanho
De entre as mãos ricas de pó.
19-8-1930

Fernando Pessoa, Poesias Inéditas (1919-1930) (Nota prévia de Vitorino Nemésio e notas de Jorge Nemésio.) Lisboa: Ática, 1956 (imp. 1990) p. 156.

Boa noite!

A Cãmara Municipal de Moura deu ontem o nome do poeta Miguel Hernández a um jardim da cidade.
O poeta espanhol foi preso em 1939 em Santo Aleixo da Restauração, onde se encontrava alojado em casa de uma família. Dali queria vir para Lisboa a fim de emigrar para o México. Mas, ao tentar vender um relógio que lhe tinha sido oferecido no dia do seu casamento pelo poeta Vicente Aleixandre, foi denunciado por um comerciante e preso, sendo entregue à polícia espanhola.

Um quadro por dia...


Mark Rothko ( 1903-1970 ), Orange, red and yellow, 1961, óleo sobre tela, 236,2x206,4cm.

Há quem chore ao contemplar as telas de Rothko, há quem não lhes veja interesse algum. Quem comprou esta da imagem há 3 dias na Christie's de Nova Iorque por 66,7 milhões de euros tem certamente algum interesse pelas cores fortes de Rothko.
Assim se estabeleceu, com esta obra proveniente da fabulosa colecção dos irmãos Pincus, também um novo recorde para a arte contemporânea e claro para as obras de Rothko. A base de licitação estava num máximo de 34 milhões de euros...

Pensamento(s)


Quanto menos comes, bebes, compras livros, vais ao teatro e ao café, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas desporto, etc. , mais economizas e mais cresce o teu capital. "És " menos, mas " tens " mais. Todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça.


- Karl Marx ( 1818-1883 )


Não é autor muito cá de casa, mas acho muito oportuna esta citação.

IN MEMORIAM BERNARDO SASSETTI ( 1970-2012 )



Deixou-nos hoje, aos 41 anos. Ficam a obra e as recordações dos concertos. RIP.

Leitura Furiosa

A Leitura Furiosa é um acontecimento anual que dura três dias. Um momento de encontro de pessoas «zangadas com a leitura» com escritores. O momento único que permite a um não-leitor aproximar-se, com um escritor, da escrita. Cada um faz ouvir a sua voz e segue um outro caminho. E isto acontece ao mesmo tempo em Lisboa (na Casa da Achada), no Porto (em Serralves), em Beja (na Biblioteca Municipal) e em Amiens (França).
Vários pequenos grupos de gente zangada com a leitura convivem durante um dia com um escritor, como entenderem fazê-lo. À noite, o escritor escreve um pequeno texto que oferecerá ao grupo quando, no dia seguinte, voltar a encontrar-se com ele. Passarão todos por uma livraria, por uma biblioteca. Os textos são ilustrados, paginados e os que vêm de França traduzidos. No domingo, terceiro dia do encontro, são tornados públicos numa sessão de leitura feita por actores e não-actores, alguns deles musicados e cantados, e publicados numa brochura.
Neste ano, juntámos um grupo do Recolhimento da Encarnação com a escritora Filomena Marona Beja, do Recolhimento de São Cristóvão com Jacinto Lucas Pires, do Centro Social Polivalente de São Cristóvão São Lourenço com Jaime Rocha, da Escola n.º 10 do Castelo com José Mário Silva, do Centro Social da Sé com Margarida Vale de Gato, da Escola Secundária Gil Vicente com Miguel Castro Caldas, do Centro de Apoio Social dos Anjos com Nuno Milagre, do Centro de Acolhimento para Refugiados do CPR com Rosa Alice Branco.
Os textos serão ilustrados por Bárbara Assis PachecoJosé Smith VargasNadine RodriguesNuno SaraivaPierre Pratt e Zé d’Almeida.
Na sessão pública, no domingo, 13 de Maio, na Casa da Achada, os textos serão lidos pelos actores e cantores Antonino SolmerDiana DionísioDiogo DóriaF. Pedro Oliveira, Inês NogueiraJoana CraveiroPedro Rodrigues e Suzana Borges.
Quem imaginou, há quase 20 anos, a Leitura Furiosa foi a associação Cardan, duma cidade do norte da França, Amiens, que trabalha para tornar o saber acessível àqueles que dele são excluídos, para quem o saber e a cultura devem nascer de uma ligação com o conjunto da sociedade, para quem a cultura pode e deve ser analisada por aqueles que não a praticam.

Sou fã desta Leitura Furiosa.


Estes servem?

Mais um anúncio da iniciativa que terá lugar amanhã, no Porto.

Humphrey Bogart como Sam Spade

Jean Gabin como Jules Maigret

Lá fora


A costa belga acolhe mais uma edição, a quarta, de arte pública monumental em localizações excepcionais.

Ver aqui : www.beaufort04.be

Christian Louboutin


O Museu do Design em Londres tem patente uma exposição retrospetiva de Christian Louboutin, na qual podem ser vistos cerca de 200 sapatos que o criador desenhou ao longo de 20 anos. Sapatinhos (?) que já têm aparecido pelas Elegâncias.

Bom dia !



A electropop francesa no mais recente álbum de Laurent Voulzy.

Boa noite!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Trevo de quatro folhas




Hoje encontrei um trevo de quatro folhas. Pelo menos as outras tinham três. Estava no meio das "ervas"/"relvado" da BNP.
Encontra-se ao centro, nesta foto feita com o telemóvel. 
Já cá canta!

Anita nos dias de hoje

O chá das cinco - 42

Emilio Sala (1850-1910) - Hora do chá

Para a Cláudia Ribeiro.


Hôtel du Nord

Hôtel du Nord é um belo filme de Marcel Carné, baseado no romance de Eugène Dabit.

Trad. Rogério Fernandes; capa Bernardo Marques.
Lisboa: Livros do Brasil, 1958. (Miniatura; 92)

O Hotel ainda hoje existe no 47, rue Albert Thomas, junto ao canal Saint-Martin, em Paris.
http://www.hoteldunord-leparivelo.com/hotel.html#


Para HMJ, em geminação com o Arpose.

Elegâncias - 75

Estes candeeiros estavam há dias na loja Bairro Arte na Rua Paiva de Andrada, ao Chiado. Ficam bem em qualquer secretária ou mesa-de-cabeceira. :)

Livro usado - 1

A propósito deste anúncio ontem colocado no blogue, sobre uma iniciativa que livrarias do Porto vão levar a efeito no próximo sábado

Vejamos:
Em 1972, há 40 anos, o Prémio Nobel da Literatura foi atribuído a Heinrich Böll. Também este Retrato de grupo, com senhora foi o primeiro livro que li de Heinrich Böll, nesta edição com 39 anos. Há tempos quando se falou dele, aqui ou no Arpose, será que referi este livro?

Trad. Maria Adélia Silva Melo. Capa de Fernando Felgueiras.
Lisboa: Dom Quixote, 1973

Em 1962, foi a vez de John Steinbeck receber o Nobel. Deste autor li imensos livros, um dos quais O Inverno do nosso descontentamento que teve três edições nesse ano e foi um dos primeiros livros que li desse autor americano. 
Trad. João Belchior Viegas.
Lisboa: Livros do Brasil, 1962

Em 1952, há 60 anos, o Prémio Nobel da Literatura era atribuído a François Mauriac. Teresa Desqueyroux foi o primeiro livro que li deste autor e gostei bastante dele. Nesta edição, com 54 anos.

Trad. Nataniel da Costa. 
2.ª ed. Lisboa: Estúdios Cor, 1958

Em 1942, o Nobel da Literatura não foi atribuído. 
Para livros mais antigos, deixo as escolhas a outros prosimetronistas.

Bom dia !



Tenho ouvido bastante esta Imany. Espero que gostem.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Boa noite!

Maria Dimitriadi (1950-2009)

Um retrato

Numa visita virtual ao Tate Britain encontrei este retrato, não o vi quando visitei o museu. Gostei da expressão do retratado.

Sylvia Sleigh Alloway, Retrato de Lawrence Alloway 1965, Tate Britain, Londres

Trevos e trevos...

Na cidade de Tomar, na Rua que liga a Igreja de S. João até junto ao Rio Nabão, existe numa janela uma floreira que está carregada com um factício trevo de quatro folhas.




Já lá apanhei um, que guardei num livro. Mas é um falso trevo de quatro folhas, dado que todos os folíolos da planta são compostos por quatro elementos. Parece que se chama Oxalis sp.
Existe ainda uma outra espécie falsa de um trevo de quatro folhas, de que se junta uma imagem. julque o nome é Marsilea quadrifolia:
Encontrei uma vez esta planta no Jardim Botânico, de Lisboa. Pensava ter tido a sorte de ter encontrado um... mas também é um falso.



Então o que é um verdadeiro Trevo de quatro folhas?
É uma planta da família Fabaceae, do género Trifolium sp. que apresenta uma anomalia genética, na qual a planta que deveria ter três folíolos apresenta quatro ( e até pode apresentar cinco ).


Encontrei uma vez um entre as chamadas azedas, a quarta folha era mais pequena, bastante mais pequena. Não sei o que é que lhe fiz. Deve andar dentro de um livro. Se voltar a encontrar, vou colocar na carteira pessoal e andar com ele todos os dias. 
O trevo de quatro folhas não pode ser oferecido por outra pessoa. Tem de ser o próprio a encontrar. 
As imagens foram roubadas na Net.
  

Sábado, no Porto


Achei esta iniciativa - que vi anunciada na Livraria Lumière, de onde retirei as duas imagens - bem engraçada. Espero que dê frutos.
Alguns na casa dos 500 anos são bem sexies. Que o digam o Jad e a HMJ. :)

Espero que a Cláudia Ribeiro não se importe com este "roubo".

1.º Salão dos Humoristas


Hoje, às 18h30, José-Augusto França e Rui Mário Gonçalves proferirão duas conferências sobre o tema no local, onde há 100 anos abriu o 1.º Salão dos Humoristas - no Grémio Literário.
No Museu Rafael Bordalo Pinheiro abre hoje uma mostra documental sobre esta exposição, inaugurada pelo então Presidente da República, Manuel de Arriaga, e na qual participaram Almada Negreiros, Emérico Nunes, Stuart Carvalhais, Francisco Valença, Cristiano Cruz e muitos outros.


Em geminação com o Arpose, mais uma vez

Madrid, calle Alfonso XII, 4: casa onde nasceu Ortega y Gasset em 9 de maio de 1883. 
Fotos 21 fev. 2012

«Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar do que estás a ensinar.»
Ortega y Gasset

«A ciência consiste em substituir o saber que parecia seguro por uma teoria, ou seja, por algo problemático.»
Ortega y Gasset

Tristão e Isolda

Música e dança indianas


Elegâncias - 74

Estes modelos cobra Lanvin - vestido e sapatos - estavam há umas semanas na Loja das Meias de Cascais.

Bom dia !



Uma canção de Arthur Alexander por Irma Thomas.

O rapto da Europa

A Grécia escolheu para a "coroa" da moeda de 2 Euro a representação mitológica do Rapto da Europa por Júpiter, disfarçado de Touro.
Hoje é o Euro que pode raptar a Grécia da Europa...
Mas hoje é o dia da Europa, por isso, esperemos que não. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Em Paris

Nicolas Sarkozy e François Hollande festejaram juntos o final da 2ª Guerra Mundial em Paris (8 de Maio 1945), numa cerimónia ao soldado desconhecido.

Perspectiva da Ópera de Paris, Palácio Garnier, Paris

Os meus franceses - 202

Marquês de Pombal

Faz hoje 230 anos que o Marquês de Pombal morreu, em Pombal. 
A fotografia mostra a praça Marquês de Pombal em Lisboa, com o monumento inaugurado em 13 de maio de 1934.  

Um agradecimento ao Jad que se lembrou desta efeméride.

Chuva e Feira do Livro


O Jad fez há dias um post sobre a relação que há, em Lisboa, entre chuva e Feira do Livro. Este ano, talvez prevendo que chovesse menos, a Feira abriu mais cedo. E ontem teve de encerrar às 14h20, devido ao mau tempo. Passa pela cabeça de alguém (pelo vistos, passou) abrir a Feira do Livro em Abril-Maio? E, provavelmente, para o ano vão repetir esta bela experiência porque até parece que as vendas não têm sido más. :)