Prosimetron

Prosimetron

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Esta noite no CCB


Luís Represas e João Gil apresentam, esta noite, o seu disco de originais no CCB.
Numa altura em que comemoram 35 anos de carreira, esta é a primeira vez que os dois fundadores dos Trovante assinam um álbum em conjunto. As letras são de João Monge, João Gil e Luís Represas, mas há ainda um poema de Camões e uma adaptação do poeta Georg Weerth.
Cantigas que vão ficar.

Um poema para a tarde

Um poema para a tarde fria e solarenga.


As mensagens secretas do general De Gaule: Londres, 1940-1942



O Musée des lettres et manuscrits, em Paris, apresenta, até 12 e maio, uma descoberta histórica: as mensagens secretas enviadas pelo general De Gaule, de Londres,  aos seus companheiros, quadros dirigentes da França livre, a Churchill e a Estaline. São 313 mensagens redigidas pelo próprio general. 

Mini-livros - 7

Quatro exemplares da coleção Pequenos grandes livros. Editados pela Ausência, têm 3,3 cm de altura. O primeiro que recebi, penso que foi o do Che e vinha dentro de uma embalagem que também se pode ver na foto.
No Dia de Reis, esta coleção foi aumentada pela oferta dos n.ºs 73 e 37, de que aqui se reproduzem as capas e as contracapas.

Auto-retrato(s) - 154

Christian Bérard ( 1902-1949) - Auto-retrato
Óleo sobre tela, 1948
Col. particular

Christian Bérard faleceu no dia 11 de fevereiro de 1949, em pleno palco do Teatro Marigny, Paris.

Canzonissima - The Minstrels

Le colline sono in fiore - uma canção de 1965, interpretada por várias artistas, como Wilma Goich e Gigliola Cinquetti. Segue na versão do conjunto (praticamente desconhecido) The Minstrels num registo gravado durante a edição do Festival de Sanremo desse ano.


Buona giornata!

Boa noite!

Francis Poulenc escreveu este Stabat Mater em memória do pintor Christian Bérard.

... la neige

Faz um frio lá fora... embora não caia neve. "Tombe la neige" já foi colocada por MR. Mas há pouco foi o que me apeteceu ouvir num regresso às memórias de outros tempos e aos discos de vinil.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Conversa, ao "som" de uns petiscos...

Georg Flegel - Natureza morta com flores e petiscos, ca 1630-1635
S. Petersburgo, Hermitage Museum

Uma exposição: montagem, inauguração e visita


Até 13 de Março, na British Library.

Auto-retrato(s) - 153

Francesco Hayez - Auto-retrato aos 69 anos

Nasceu em Veneza em 10 de fevereiro de 1791. É o autor da pintura O beijo que se encontra na Pinacoteca de Brera, em Milão, e que já foi postado neste blogue.
Chagall, Homenagem a Gogol, 1917


Desenho (aguarela, gouache e lápis) MOMA, Museu de Arte Moderna, Nova Iorque



« L'homme est sage, intelligent et raisonnable en tout ce qui concerne les autres, mais pas en ce qui le touche lui-même. »
Nicolai Gogol

Humor pela manhã... - 101

Bom dia !



Uma letra muito interessante.

Canzonissima - Gianni Morandi

Morandi, sem dúvida um dos grandes ícones da música italiana, nunca se afastou dos palcos. Hoje, continua a representar canções suas e apresentar o Festival de Sanremo. Pouco modificou o seu visual, as boas/más línguas diriam "envelheceu bem".
Em 1964, aos 20 anos, voltava de joelhos para sua noiva. Segue In ginocchio da te, numa bela e bombástica orquestração, típica da época.
Buona giornata!

Boa noite!

No Teatro Camões, com perfume de José António Tenente

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Biografias, autobiografias e afins - 127

Já estava à venda entre nós há algum tempo, mas foi ontem apresentada no Estoril com a presença da duquesa-autora. É uma edição da Aletheia.

ONDE ME APETECIA ESTAR- 69


Desta vez bem perto, em Bruxelas, mais propriamente nas Galeries Royales Saint-Hubert que é onde está instalado desde Setembro o Musée des lettres et manuscrits de Bruxelles, " irmão mais novo " do homónimo parisiense.

Humor pela manhã... - 100


Há sempre novos ramos de negócio...

Leituras no Metro - 81


Há dias, APS, no Arpose, referiu-se a Jack Lang. No dia seguinte, eu lia em Je suis danser sur les flots (Paris: Bernard Grasset, 1993, p. 311), de Roland Petit:

«Qu'on le veuille ou non, c'est un fait, fini l'art pour les happy few. Jack Lang a soufflé dessus et fait exploser la cultue. Par magie, il a multiplié les événements, les rencontres, et finalement donné à la danse ses lettres de noblesse. Ce qui semblait une gageure, il l'a réussi. Ce succès est bien entendu devenu un sujet d'affrontement. Des hommes de lettres savants et raisonneurs ont décrit la nécessité pour un artiste d'affronter seul les difficultés qui se dressent devant lui, sans autre soutien que celui du destin, la gloire faisant en quelque sorte le pied de grue devant le poteau d'arrivée, une couronne de laurier à la main.
«L'indépendance était peut-être possible autrefois. Elle ne l'est plus aujourd'hui, les charges étant trop lourdes pour qu'une troupe de ballet se débrouille seule. Alors pourquoi laisser les jeunes créateurs de talent à la dérive?
«Pourquoi ne pas les aider à se réaliser en les encourageant par le confort moral, plus important encore que l'aide des deniers de l'État, sonnants et trébuchants, distribués dès l'arrivée du ministre à la Rue de Valois? Cette grande mission a été accomplie par Jack Lang avec une passion incomparable. Je sais, moi qui voyage beaucoup, qu'aucun autre pays n'a la chance de posséder un tel support culturel.»

Canzonissima - Mina

Ouçamos hoje um dos primeiros êxitos de Mina de 1959: Tintarella di luna.
Buona giornata!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lembra-se desta música?

Wando foi o  intérprete desta canção e quem é um pouco mais velho, lembra-se certamente. Wando (Wanderley Alves dos Reis) baladeiro romântico, que foi camionista e feirante antes de ir para o Rio, em 1972, e se lançar ma música, morreu hoje com 66 anos.

Os meus franceses - 179

Boa noite!

Bicentenário de Charles Dickens - 6

3.ª ed. Lisboa: Portugália, 1968

Este conto de Dickens vem num volume, seguido de «O rei do Rio de Ouro» de John Ruskin, ambos traduzidos por Luísa Derouet. A capa e as ilustrações são de Manuel Ribeiro de Pavia.

«Era uma vez um Rei e uma Rainha; ele era o homem mais valente e ela a mulher mais bonita. O rei era um empregado do Estado. O pai da Rainha tinha sido médico fora da cidade.», assim se inicia A espinha mágica.
«Radiantes, puseram-se ao trabalho...»

E já agora, aproveito para colocar duas ilustrações do conto «O rei do Rio do Ouro» de Ruskin (escritor, crítico de arte e aguarelista, que nasceu em 8 de fevereiro de 1819), que começa ssim: «Numa remota e montanhosa região da Estíria, houve noutros tempos um vale da maior e mais surpreendente fertilidade.»

«O velhote deu umas passadas pela cozinha e sentou-se junto do lume.»

Para APS, à laia de geminação.

Bicentenário de Charles Dickens - 5

Frank Reynolds (1876-1953) - Pickwick saindo da casa de Dickens, em Londres

«Tenho sempre comigo um único livro - As aventuras de Pickwick».
Excerto de um texto de Fernando Pessoa (1910?)

«Ter já lido os Pickwick Papers é uma das grandes tragédias da minha vida (Não posso tornar a relê-lo)».
Bernardo Soares

«Em minha infância e primeira adolescência houve para mim [...] um livro supremo e envolvente - os Pickwick Papers, de Dickens».
Fernando Pessoa - carta a José Osório de Oliveira

Quotidiano mais que prosaico?

Bom dia !

Canzonissima - Pino Donaggio

Elvis Presley e sobretudo Dusty Springfield tornaram esta canção imortal nas suas versões inglesas, mas o original deve-se a Pino Donaggio que alcançou o segundo lugar da edição do Festival de Sanremo em 1965. Vemos e ouvimos este cantor veneziano num registo da RAI do programa Canzonissima de 1968.
Buona giornata!

... pelo vento que corre e se desvanece ...

Tinha no meu e-mail um poema; poema relacionado com os tempos que passam; a falta de chuva traz frio, muito frio... e eu tenho sentido o frio. E parece que hoje a temperatura ainda vai baixar mais uns sete graus.

o solo seco
anuncia a chuva que não cai
que não é sorvida
que não alimenta
que o céu se esqueceu de mandar

os frutos são amargos
as colheitas desastrosas
e sentamo-nos nos degraus
a contemplar
a vasta planície deserta
toldada pelo calor
pelo vento que corre e se desvanece
mas os frutos continuam amargos
sem aquele sabor doce de outrora

dura é a raiz
a cerviz de um tempo
que se esgotou
se esborou por entre os dedos
não fechados
queimados
maltratados

e a terra domina tudo o que a nossa vista alcança
apoderou-se até das palavras
ricas
solenes
que brotavam do solo
que não estava seco
que queria ser amado
que era banhado pela água purificadora


7-02-2012
                                                RE

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um português reconhecido internacionalmente pela sua qualidade

O actual director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (MACS), João Fernandes (n. Bragança 1964), vai ser o novo subdirector do Museu Nacional Rainha Sofia, em Madrid, substituindo no cargo a australiana Lynne Cooke.
A notícia foi hoje difundida pelo “site” do jornal “El País”, que adianta que a substituição se fará depois do Verão. O [jornal] PÚBLICO confirmou a “transferência” do curador português junto de Serralves.

Fotografia retirada do Público

Ler o artigo completo

Poemas - 61

Um Conto de Duas Cidades

Aqui fica a minha achega dickensiana : um dos meus Dickens preferidos, muito diferente da  maioria das suas obras. Triste, comovente, inesquecível. As suas primeiras linhas são um dos mais belos inícios da história da literatura. Um livro que me marcou bastante.

Novidades - 216


Inéditos de Tsvetaeva : correspondência, versões aumentadas de ensaios sobre literatura russa e outros textos descobertos neste caderno escolar que sobreviveu milagrosamente.

Édtions des Syrtes, 456p, €20.

Humor pela manhã... - 99


Apesar da Internet, os "anúncios sentimentais" estão bem vivos. " 50% católica ", embora com oratório à disposição...

Carlos Alberto Santos e a revista Zakarella

Exposição bibliográfica com as capas da revista Zakarella e com reproduções de algumas das ilustrações, da autoria de Carlos Alberto Santos. 
Ao mesmo tempo, outra exposição, Zakarella: uma revista que marcou uma época, com reproduções de pranchas realizadas por Al Williamson, Esteban Maroto, Frank Frazetta, entre outros.

Bedeteaca de Beja
Até 29 Fev.

Bicentenário de Charles Dickens - 4

Charles Dickens nasceu em 7 de fevereiro de 1812 no 1 Mile End Terrace, Landport, Portsea, actualmente 393 Old Commercial Road, em Portsmouth.
Esta é a capa do folheto que comprei quando visitei a casa há quase 20 anos.

Quarto em que Dickens nasceu, mobilado e decorado em 1970.

«Ninguém pode achar que falhou a sua missão neste mundo, se aliviou o fardo de outra pessoa.»
Charles Dickens (1812-1870)

Bom dia !



Porque já cheira a Carnaval, pelo menos nas montras...

Canzonissima - Loretta Goggi

Após anos de interpretação cinematográfica e televisiva, Loretta Goggi atreveu-se a cantar no Festival de Sanremo em 1981 - com sucesso, pois classificou-se em segundo lugar ao cantar e maldizer a primavera. Qual terá sido o motivo...?
Buona giornata!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Antes que o dia termine: homenagem ao Padre António Vieira

Padre António Vieira nasceu a 6 de Fevereiro de 1608.



Sermão de Nossa Senhora do Ó Na Igreja de Nosssa Senhora da Ajuda na Bahia(1640)

A figura mais perfeita & mais capaz de quantas inventou a natureza e conhece a geometria é o círculo. Circular é o globo da terra, circulares as esferas celestes, circular toda esta máquina do universo, que por isso se chama orbe, e até o mesmo Deus, se sendo espírito pudera ter figura, não havia de ter outra, senão a circular. O certo é que as obras sempre se parecem com seu autor; e fechando Deus todas as suas dentro em um círculo, não seria esta idéia natural, se não fora parecida à sua natureza. (...)


Padre AntónioVieira, Obras Completas, Sermões, vol. II - tomos IV, V e VI,
Porto, Lello & Irmão, 1959, págs. 435 – 450.

Os meus franceses - 178


Canção que Alain Souchon escreveu para o filme L'amour en fuite, de Truffaut.
Boa noite!

Auto-retrato


Antoni Tàpies ( 1923-2012 ), Auto-retrato, 1950, tinta sobre papel.

Porque o grande pintor catalão faleceu hoje, aos 88 anos de idade.

Uma separação


Um filme iraniano, a ver.

PENSAMENTO(S) - 223


La littérature est une forme déchue de la prière, la prière d'un monde sans Dieu.

- Pierre Michon

Amanhã, na Biblioteca Nacional de Portugal

Vampiros na BD

Exposição com reproduções de pranchas de alguns dos maiores mestres da banda desenhada mundial: Guido Crepax, Hermann, Hippolyte, Joann Sfar e muitos outros.
Bedeteca de Beja
Até 29 Fev.

Números - 82

190.000.000

Nesta altura, pois que o número supra é do censo de 2010, os brasileiros serão já mais de 190 milhões. Um dos dados mais interessantes do último censo foi a inversão de uma longa tendência: 96 milhões são mulatos ou negros, contra 91 milhões de brancos. Os brancos em minoria, pela primeira vez.

Humor pela manhã... - 98


Burberry, a marca mais apreciada pelos reformados remediados.

Bom dia !



E boa semana!

Caixa do correio - 6

Jardim do Paço Episcopal

Recebi-o há dias. Obrigada, Isabel!

Bicentenário de Charles Dickens - 3


«Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada.»
Charles Dickens (1812-1870)

Canzonissima - Riccardo Fogli

Riccardo Fogli ganhou a edição do Festival de Sanremo de 1982 com Storie di tutti i giorni. Registou alguns êxitos mais durante os anos 80. Desde então, caiu infelizmente em esquecimento.
Buona giornata!

Nos bastidores - Homenagem a François Truffaut

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Boa noite!

Em memória de Ben Gazzara e também de Audrey Hepburn.

Frase da semana ( que passou )


O Orçamento do Estado é uma mulher honesta que se prostitui durante a sua execução.

- Jacinto Nunes, na TVI.

IN MEMORIAM FERNANDO LANHAS

Fernando Lanhas ( 1923-2012 ), Cais 44, 1943-44, óleo sobre papel, Museu do Chiado ( Depositado por Fernando Guedes ).

Faleceu ontem à noite Fernando Lanhas, o grande pintor da abstracção geométrica e homem de interesses vastos: arquitecto, arqueólogo e astrónomo.

Bicentenário de Charles Dickens - 2



Ilustração de André Carrilho


«Cada fracasso ensina ao homem algo que precisava de aprender.»
Charles Dickens (1812-1870)


Entretanto, como estamos em fevereiro, e não há maneira de mudar a vinheta de Janeiro, resolvi colocar esta ilustração em vinheta. Perdoe-me o prosimetronista ou a prosimetronista de serviço a fevereiro - não sei quem é.

Humor pela manhã... - 97

Um quadro por dia - 227


Hendrik Avercamp ( 1585-1634 ), Paisagem gelada, 1610, óleo sobre tela, Staatliche Museen, Schwerin, Alemanha.

Se fiz bem a pesquisa, esta é a quinta tela de Avercamp, o pintor do gelo, do Inverno, que aparece nestas páginas.

Bom dia !

Ben Gazzara (1930-2012)

Mesmo quando fazia papéis de vilão, era encantador. Morreu ontem.

Canzonissima - Gigliola Cinquetti

Non ho l’età e as canções que sucederam a este enorme êxito de 1964 criaram uma imagem de inocência e pureza em torno de Gigliola Cinquetti. Em 1966, protagonizou o papel principal no filme Dio, come ti amo, uma coprodução hispano-italiana, em que cantou vários temas de sucesso, alcançados num curto espaço de dois anos apenas, tais como, a canção homónima Dio, come ti amo (vencedora do Festival de Sanremo de 1966) ou Ho bisogno di vederti. Segue o encantador e doce Caro come te.
Buona giornata!

"What is a weekend?"

O Luís já havia recomendado esta série: Downton Abbey. Perdi 4 episódios mas hoje pude ver os dois primeiros.

Quem diria que esta menina viria a fazer uma pergunta tão graciosa?


"What is a weekend?"


Countess of Grantham (Maggie Smith)