Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Entre Gárgulas e Arcobotantes o mundo é o das Catedrais

Entre gárgulas e arcobotantes o mundo é o das catedrais.
x
Duomo, em Milão foi construída por vontade do bispo Antonio de Saluzzo. A sua construção iniciou-se em 1386 e sofreu ao longo dos séculos vários acrescentos e novas simbologias. O seu estilo arquitectónico insere-se no gótico tardio.
x
"Nas estruturas da catedral gótica, o círculo tem menor lugar do que na igreja românica. Ali torna-se soberana a linha recta, vector da história, projecção rectilínea do raio luminoso que figura no acto criador e a graça divina, impulso da dinâmica racional da investigação escolástica e de todo o progresso desse tempo, que voam direito ao seu objectivo".*
x
Duomo, Milão, Itália, perspectiva dos arcobotantes.


Uma gárgula e um homem que a segura, quem seria? O que simboliza?

Outra gárgula e mais um habitante da catedral...

No telhado, o espectáculo***
"Como o universo das catedrais, o universo da cavalaria era o dos ritos e das liturgias. Os valores de pobreza, de liberalidade e de cortesia encarnavam-se em façanhas fabulosas, as do rei Artur, de Carlos Magno, de Godofredo de Bulhão. Estas personagens de virtudes exemplares não saíam do sonho. Tinham noutros tempos vivido entre os homens. No entanto, já não pertenciam à história, mas à lenda, e a memória das suas acções não se preocupava com a sua cronologia. Viviam fora do tempo".

Georges Duby, O Tempo das Catedrais, a arte e a sociedade 980-1420, Lisboa:Editorial Estampa, 1979, p. 303. * p. 296.


*** Aqui cantou Charles Aznavour na Duomo, 19 Julho de
2010

Sem comentários: