Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os limites da arte - 5

- Maurizio Cattelan, La Nona Ora, cera, tecido, resina de poliéster, rocha vulcânica, alcatifa e vidro, 1999.


Esta escultura em tamanho natural do Papa João Paulo II a ser esmagado por um meteorito, A Nona Hora, é um dos trabalhos mais conhecidos do controverso escultor italiano Maurizio Cattelan. Controvérsia que não a impediu, no entanto, de ser exibida na Royal Academy de Londres ou vendida em 2004 por 3 milhões de dólares em Nova Iorque.
- Maurizio Cattelan, Sem título, cera e tecido, 2004.

Não se pense, porém, que os prémios e os valores atingidos pelas suas obras no mercado da arte "amaciaram" o iconoclasta Cattelan. Estes três rapazes que apareceram enforcados numa árvore de uma das mais movimentadas praças de Milão perturbaram o dia de muitos milaneses e fizeram as primeiras páginas de vários jornais italianos, mais uma vez levando a que se questione o tema desta rubrica- Que limites para a arte? Aquilo que foi provocação e sensacionalismo para uns, foi para outros, incluindo o artista, um convite à reflexão sobre a infância e a violência.

2 comentários:

ana disse...

Lembro-me da controvérsia nos meios de comunicação acerca da primeira escultura. Liga excelentemente com o título da sua rubrica.

MR disse...

Sim, mas acho a segunda mais perturbante. Ver esta encenação também me perturbaria o dia.