Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os limites da arte - 4

- Rip Hopkins, Cyrille et le Déjeuner sur l' herbe, 2006.

Em 2006, no âmbito das celebrações do seu 20º aniversário, o Musée d' Orsay encomendou ao fotógrafo britânico Rip Hopkins uma série de fotografias em que deveriam ser usados os próprios funcionários do museu. Hopkins fotografou Cyrille nú em frente ao Déjeuner sur l' herbe, pintado em 1862-1863 por Manet.
E se o célebre quadro de Manet provocou escândalo na sua época, tendo sido recusado no Salon de Paris, e polémica até mesmo no Salon des refusés de 1863, cerca de um século e meio depois também esta fotografia foi objecto de controvérsia: foi recusada pelo Musée d' Orsay.
Ou seja, a intenção de Hopkins de mostrar como o nú masculino continua a ser tabú tal como o nú feminino o era no séc.XIX ficou cabalmente demonstrada. E todos temos noção disso: basta ver a quase generalizada ausência do nú masculino no cinema, na publicidade e na televisão, em contraponto ao uso feito da nudez feminina em todos os domínios citados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto da atitude irreverente do fotógrafo e não vejo maldade na nudez!
O quadro de Manet fica com mais uma dimensão olhado desta maneira.
Ana

Anónimo disse...

1.º - Acho verdadeiramente estúpido que tenham que tenham encomendado um trabalho a um fotógrafo e depois o tenham recusado.
2.º - A fotografia parece bem conseguida, estando o dito Cyrille integrado no espírito do quadro. Mais um comensal.
Os franceses!...
M.