Prosimetron

Prosimetron

sábado, 7 de junho de 2008

ANNA NETREBKO E ROLANDO VILLAZÓN



A edição de 2003 do festival de ópera de Munique foi palco para o primeiro encontro entre dois dos mais brilhantes e populares intérpretes da música clássica da actualidade: Anna Netrebko e Rolando Villazón. A La Traviata de Munique foi um acontecimento histórico.
Dois anos depois, tivemos a oportunidade de os rever na ópera de Los Angeles em Roméo et Juliette de Gounod. Nesse mesmo ano ainda, cruzaram-se em Viena para o L'elisir d’amore de Donizetti.
A estreia de Netrebko e Villazón em Salzburgo em 2005 foi, até ao momento, o ponto alto das interpretações comuns: novamente em La Traviata, alcançaram um êxito enorme numa interpretação fascinante e comovente do amor trágico entre Violetta e Alfredo, encenada por Willy Decker. Os convites não se fizeram esperar, Netrebko e Villazón cantaram e encantaram em Manon de Massenet em Los Angeles e Roméo et Juliette (desta vez em Viena).

Foi agora lançada pela Deutsche Grammophon uma gravação de La Bohème de Puccini. Trata-se de um registo ao vivo, realizado na Philarmonie im Gasteig de Munique em Abril de 2007, em que participaram os dois protagonistas acompanhados pela Orquestra Sinfónica da Radiodifusão da Baviera sob a direcção de Bertrand de Billy, um verdadeiro mestre e especialista do género operático. Esperemos poder vê-los em breve nestes papéis. Será um momento inesquecível ouvir Rolando (Rodolfo) cantar “La più divina delle poesie è quella, amico, che c’insegna a amare” e, de seguida, Anna (Mimì) responder “Amare è dolce ancora più del miele!Ah!”.

OS SANTOS DE JUNHO

" As festas dos santos de Junho são denominadas por «ciclo de S.João». Isto porque se dá especial importância a este santo, o único que, tal como Jesus, se celebra no dia do seu nascimento e não no da sua morte. Esse estatuto privilegiado tem a ver com o facto de ter sido S.João quem baptizou Jesus Cristo e por ter pregado a lei de Deus antes do Salvador, elevando a celebração do seu dia a um plano equivalente ao da celebração do dia do nascimento de Cristo.No entanto, este ciclo, mais vulgarmente conhecido por «santos populares» , ocupa praticamente todo o mês de Junho, com início na véspera do dia 13, dia de Santo António. Os festejos a Santo António, São João e São Pedro não devem ser entendidos como três festas isoladas, mas sim como três momentos do mesmo ciclo festivo. Um ciclo festivo que tem uma dupla dimensão: por um lado, a sua importância bíblica, e por outro, a tradição popular. Vejamos o caso do dia de S.João, que pretende celebrar o nascimento e vida do Santo Precursor, mas cujos festejos populares se afastam da imagem do austero pregador que baptizou Cristo. Ao contrário, celebra-se um S.João brejeiro e casamenteiro, que gosta do convívio popular, que protege as solteiras e as ajuda a descobrir se e com quem se vão casar. Há também uma certa duplicidade nas comemorações de S.Pedro. Enquanto as populações costeiras veneram S.Pedro pescador, as populações não marítimas celebram outra faceta do Santo, a de porteiro do Céu. Também Santo António é , na tradição popular, um santo brincalhão e alegre, sempre pronto a intervir na vida quotidiana e, como S.João, casamenteiro.
Apesar do S.João ser o santo mais celebrado é, tal como S.Pedro, mais festejado no Norte, destacando-se a importância festiva do Porto e Braga. Santo António revela a sua importância mais ao sul, especialmente em Lisboa. "


- Adriana Bolito e Teresa Pais, Christus , Nº 3 , Ano 1 .

REAIS NEGÓCIOS ...

S.A.R. O Duque de York tem razões para estar contente, pois após 4 anos de espera conseguiu finalmente vender a sua propriedade de Sunninghill Park por 19 milhões de euros. O comprador foi Kenes Rakishev, de 29 anos, milionário do Cazaquistão. Dois pormenores que fazem correr tinta na imprensa britânica : Sunninghill Park tinha sido o presente de casamento dado pela Rainha, e o Príncipe é o Patrono da Câmara de Comércio Reino Unido- Cazaquistão ...

MINHA CLARICE

Não me canso de a ler. Especialmente as magníficas crónicas. É um dos escritores da minha vida e um dos que mais me comove, quantas vezes até às lágrimas. Está de certeza no Céu dos escritores. Voltarei a ela em Dezembro, mês do seu nascimento e da sua morte.

SERRALVES EM FESTA


Nos dias 7 e 8 de Junho todos os caminhos vão dar a Serralves. É a 5ª edição de SERRALVES EM FESTA , com uma duração de 4o horas consecutivas, 8o eventos , com a participação de 3oo artistas. Música, dança, ópera, performance, teatro, novo circo, leitura, cinema, fotografia e video.
Mais informações : 808 200 543 , www.serralves.pt

sexta-feira, 6 de junho de 2008

E ALGUNS VIVEM MESMO ...

No passado mês de Maio, Velma Thomas, norte-americana de 59 anos, sofreu um ataque cardíaco em casa. Levada para o hospital, foi ligada a uma máquina de apoio à vida. Quando o coração deixou de trabalhar e o cérebro não apresentava sinais de vida, os médicos decretaram o óbito e o corpo de Velma foi enviado para a morgue do hospital. Dezassete horas depois, Velma Thomas assustou tudo e todos na morgue ao "ressuscitar" repentinamente, assustando de seguida os seus familiares que já preparavam o funeral...

VIVEMOS TEMPO A MAIS ...

" (...) Ao esticarmos a longevidade, aumentamos imenso os riscos associados à velhice e um desses riscos é o cancro. Os outros são as doenças vasculares, ou as doenças crónicas articulares, como as artroses. A nossa espécie está a viver mais do que deve. "


" (...) Vamos ter mais velhos, mais sofredores. A dor vai ser cada vez mais psicológica do que física. Vamos ter pessoas com artroses que não têm dor, mas não se conseguem mobilizar como gostariam. Ou pessoas com insuficiências cognitivas que não têm dor, mas são um peso para a sociedade. Hoje, podemos assegurar que as pessoas não têm dor nenhuma. Podem é estar muito diminuídas do ponto de vista intelectual. Isso constitui um sofrimento horroroso, sobretudo para os familiares e para os amigos. Vão decorrer daqui custos sociais que ninguém vai poder aguentar. "


- Manuel Sobrinho Simões em entrevista à ÚNICA de 31 de Maio

CITANDO ROGER SCRUTON


" One of the things that we owe to [the Christian] legacy is the idea that law is and ought to be a secular institution, whose authority is founded in human decisions and is independent of, and in an important respect takes precedence over, divine commands . "
- Roger Scruton, openDemocracy , 14 de Fevereiro

PARABÉNS XANA !


Hoje faz anos a minha amiga e colega Alexandra Parente Lopes, ilustre magistrada desta cidade e acima de tudo uma ilustre cidadã. Nestes tempos de egoísmos e individualismos a Xana, como a tratam os próximos, é um exemplo de altruísmo e dedicação aos mais desfavorecidos desde logo pela sua acção no Serviço Jesuíta de Apoio aos Refugiados .

CENAS PORTUGUESAS : 3- Loja do Cidadão - Restauradores

Chego às 11 horas. Deparo-me com um verdadeiro mosaico étnico, social, etário e linguístico. Subo ao piso de cima, tiro a senha e sento-me. Entre mim e o balcão desejado há vinte números.
Os balcões mais procurados são o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Direcção Geral dos Impostos, os com menor afluência o Ministério da Saúde e a Autoridade das Condições de Trabalho.
Três ventoínhas de pé alto substituem o ar condicionado que parece-me estar avariado. Os números vão correndo nos visores. Ainda assim espera-se e desespera-se. Um companheiro de "luta " desabafa : " Devia ter ido à das Laranjeiras. É mais rápido. ". Registo. Fica para a próxima.
Finalmente chega a minha vez. Sou atendido com simpatia e competência.
Foi o meu " baptismo " nas Lojas do Cidadão. Nota positiva.

SABÓIA CONTRA AOSTA

A disputa entre os dois ramos da Casa de Sabóia já chegou aos tribunais italianos. Os princípes Vítor Emanuel e Emanuel Filiberto, respectivamente filho e neto do último Rei de Itália, Humberto II, pediram ao Tribunal de Arezzo que proíba o Duque de Aosta, chefe do ramo cadete da Casa de Sabóia, de usar o título de Duque de Sabóia.

A decisão judicial será conhecida hoje sendo que há uma questão prévia muito importante-saber se o tribunal se declara competente para julgar a causa...

UM DESAFIO VEXILOLÓGICO

Que bandeira é esta ?

UM BLOGUE FILOSÓFICO

Leiter Reports é um blogue a não perder para quem se interessa por notícias , discussões e polémicas filosóficas.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Carl Maria von Weber

Carl Maria Friederich Ernst von Weber, barão von Weber, morreu neste dia em 1826. Um dos maiores nomes do Romantismo alemão.

Concerto para piano nº1, op.24, 4º and.

A LITERATURA PORTUGUESA TEM SENTIDO DE HUMOR ?

É este o título de mais uma tertúlia na Bertrand do Chiado, a realizar hoje, pela 18.30 .
Os convidados são Ricardo Araújo Pereira,Rui Zink e Paulo Nogueira e o moderador é como habitualmente Carlos Vaz Marques.

ESCLARECIMENTO

Aqui estão as armas de S. A. R . o Grão Duque Reinante do Luxemburgo , e sobre o todo a sua varonia de Bourbon-Parma.

E ESTAS ARMAS ?

E neste pequeno enigma nem vou dar pista. É para compemsar a facilidade do primeiro do dia...

DO YOU REMEMBER?



1963 foi, seguramente, um dos anos mais memoráveis dos Swinging Sixties no Reino Unido. Os gloriosos Fab Four de Liverpool lançavam o seu álbum “Please, please me” em Janeiro. As notícias do assalto espectacular a um comboio-correio e do roubo de 2,6 milhões de libras, sob a autoria de Ronnie Biggs, corriam mundo em Agosto. E em Junho, rebentava o escândalo mais picante da Guerra-Fria: o “Caso Profumo”.

A 5 de Junho de 1963, John Profumo, de 48 anos, demitia-se do seu cargo de Ministro da Defesa, intitulado na época “Ministro da Guerra”, bem como das suas funções de deputado da Câmara dos Comuns. Na sua declaração, em vésperas da tradicional parada por ocasião do aniversário da rainha, Profumo lamentava profundamente ter mentido à Câmara. Tinha cometido tal pecado capital em Março, ao afirmar, no parlamento e na presença da sua esposa, a actriz Valerie Hobson, que nada de “incorrecto” tinha sucedido entre ele e uma modelo de nome Christine Keeler. Ameaçara proceder judicialmente contra quem o acusasse de comportamento pessoal ou profissional ilícito, tendo de facto levado a tribunal uma revista francesa e um jornal italiano.

No entanto, as notícias e os boatos não paravam - para bem dos jornalistas e para mal do governo britânico. A imprensa cor-de-rosa em particular, mas também jornais como o Times, davam conta de indícios de acontecimentos escandalosos na alta sociedade, desde ligações entre políticos e meios criminosos, a espionagem e festas “impróprias” em clubes exclusivos londrinos. Sob toda esta pressão, Profumo acabara então por “confessar”.

À luz dos padrões morais da época, o envolvimento de um ministro casado com uma modelo seria o suficiente para uma demissão. O caso tornou-se porém mais delicado, quando veio a público o facto de Profumo não ser o único admirador de Keeler. A modelo, rapidamente degradada a Callgirl e atributos muito piores pela imprensa britânica, relacionava-se igualmente com o adido naval soviético Jewgeni Iwanow. Dois anos após a construção do Muro de Berlim e poucos meses após a crise na Baía dos Porcos em Cuba, tal facto era entendido como uma ameaça para a segurança britânica e internacional. Espionagem, troca de informações militares secretas, teorias de conspiração e o descuido de um ministro-chave no governo estavam no centro das atenções e preocupações políticas.

Profumo tinha-se rendido aos encantos de Keeler dois anos antes, quando, numa mansão opulenta do magnata Lord Astor no condado de Buckinghamshire, lhe tinha sido apresentada a jovem de 19 anos. A relação fatal terá, segundo Profumo, terminado poucos meses depois.

Este escândalo, talvez mítico na perspectiva de hoje, foi explosivo em 1963. Durante semanas, jornais e revistas em todo o mundo devoravam assiduamente as últimas revelações chegadas do Reino Unido que parecia estremecer nos seus alicerces conservadores. O caso Profumo foi um dos motivos que levaram à queda do governo MacMillan em Outubro desse ano.

O que foi feito dos protagonistas? Profumo mudou de rumo e dedicou-se durante quase 40 anos a causas de beneficência, apoiado pela sua esposa. Pela sua obra notável no East End de Londres, foi condecorado em 1975 com o CBE (Commander of the Order of the Bristish Empire). Morreu em Março de 2006 aos 91 anos.
E Keeler? Após o escândalo, foi condenada a 9 meses de prisão por perjúrio. Hoje, vive, sob outra identidade, algures no norte de Londres. Dizem as más-línguas que Keeler se encontra em péssima situação financeira. Em Fevereiro de 2007, subiu ao palco do Greenwich Theatre em Londres o musical “A model girl”, inspirado nos acontecimentos de há quatro décadas atrás. Keeler recusou o convite de participar na peça. What a pity!



Foto: Christine Keeler de Edward Quinn

SOBRE MYANMAR ( BIRMÂNIA )


Agora que Myanmar, a velha Birmânia, está nas bocas do mundo por tristes razões, aqui fica uma indicação para quem queira conhecer a história do país :
The river of lost footsteps: Histories of Burma , por Thant Myint-U (Faber&Faber) .
Uma curiosidade: O autor é neto de um dos birmaneses mais conhecidos, U-Thant, Secretário Geral das Nações Unidas nos anos 60.

NOVO ( E MAIS FÁCIL ) DESAFIO

Aqui fica um desafio mais fácil para quem se tem queixado dos outros. E o leitor jp dará uma meia hora de avanço aos demais leitores... A quem foram concedidas estas armas ? Uma pista-são recentes e concedidas a uma senhora.

QUANDO OS NOSSOS AUTORES RESPONDEM FICAMOS CONTENTES



Bonjour

Un lecteur qui me lit est une grande joie. Un lecteur qui me fait l'amitié de m'écrire davantage encore. Ces joies animent le joyeux combat de ma vie.

Pour ce cadeau grand merci.

Sénèque avait coutume d'offrir une citation à ses correspondants. En voici une, gage de ma reconnaissance :

« Devant tout ce qui arrive, pense à entrer à toi-même et cherche quelle faculté tu possèdes pour y faire face. » Extrait du Manuel d'Epictète.

Mes vœux vous accompagnent

Alexandre Jollien

FILOSOFIA NA FINLÂNDIA OU OS PERIGOS DE ENSINAR PLATÃO...


Na manhã do dia 7 de Novembro de 2007, Pekka-Erik Auvinen disparou sobre os seus colegas no Liceu de Jokella, Finlândia, matando 8 pessoas e suicidando-se de seguida.
Horas antes, Auvinen tinha anunciado as suas intenções colocando um video no YouTube com o título "Jokella High School Massacre ", onde se descrevia como um " existencialista cínico ", um "darwinista anti-social" e um "filósofo desempregado ", e onde confessava a sua profunda admiração pela República de Platão .
Os jornais finlandeses abriram então fogo sobre Platão, comparando-o a Hitler e a República a Mein Kampf... Intervieram então os filósofos finlandeses e até um estrangeiro-Simon Blackburn- que visitava o país, e que foram tratando de esclarecer que o jovem tresloucado Auvinen tinha mal interpretado a doutrina política de Platão e que a este não deviam ser assacadas quaisquer culpas.
Não é uma questão nova a influência perniciosa de Platão e do seu elitismo e é também por isso que Platão tem tantos inimigos, o que é novo é acontecer isto e na Finlândia...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

NOVO CONTRIBUIDOR - JOÃO SOARES

O Prosimetron conta com um novo colaborador, o que é também sinal de vitalidade. O recém-chegado é o meu amigo João Bernardo Soares, homem culto e informado e profissionalmente um dos melhores consultores empresariais da sua geração, ou seja da nova geração. Por via dos seus afazeres profissionais o João está a residir na Austrália, pelo que se esperam novidades desse lado do mundo mas não só.
Em nome da equipa, bem-vindo !

AFINAL LÁ TAMBÉM...

As canções de Amy Winehouse fazem parte do exame de literatura da Universidade de Cambridge. É pedido aos finalistas do Curso de Inglês que comparem as letras da cantora com os versos dos poetas isabelinos. Dentro mesmo da Universidade há muito críticos desta inclusão, afirmando que se trata de estupidificar os exames e, consequentemente, o ensino.
Eu acho que estamos perante uma excelente cantora, embora com altos e baixos ( veja-se o recente Rock in Rio... ) , mas daí ao estudo das suas letras em exames universitários...

FALERÍSTICA ITALIANA


A propósito da recente atribuição a destacados cidadãos portugueses de diversos graus da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, saliento Manuel Alegre, Jorge Silva Melo, Vasco Graça Moura e Luís Moita com o mais alto grau- Grande Oficial, aqui ficam as insígnias da referida ordem, criada em 1947 e destinada a reconhecer os difusores da cultura italiana no estrangeiro.

O CASAMENTO DO ANO - 21 DE JUNHO

Diana de Cadaval e Charles-Philippe d' Orléans casam dia 21 de Junho em Évora. Será certamente o casamento do ano em Portugal. Tem sido impressionante a atenção dada aos noivos pelos mais variados media.

MAIS UM DESAFIO ( HERÁLDICO ) AOS LEITORES

A quem pertenceram estas armas ? Uma pista para os neófitos: trata-se de um soberano .

ONDE ME APETECIA ESTAR - 2 : PORTOFINO

Apetecia-me o luxo discreto deste cantinho de Itália.

E TAMBÉM MIGUEL URBANO RODRIGUES

Também ontem à noite na Sic-Notícias, Ana Lourenço entrevistou um Miguel Urbano Rodrigues, muito lúcido e coerente, e pelos vistos grande utente da Internet.
Impressionou-me o relato das três semanas passadas nas selvas da Colômbia com as FARC, que muito elogiou. Foi pena a Ana Lourenço não ter falado em Ingrid Betancourt...
Apesar de tudo, foi para mim muito agradável, até pela raridade, ouvir na televisão alguém falar de Roma, Marco Aurélio e Bonaparte, ainda que seja alguém tão longe de mim politicamente...

MARIA JOÃO AVILLEZ

Diziam-me que estava acabada, " taralhoca " até. Ontem, no Jornal das Nove da Sic-Notícias tive a prova do contrário. Boa análise do estado do PSD até porque conhece bem Santana, Marcelo, Manuela e os outros.

terça-feira, 3 de junho de 2008

BILDERBERG 2008

Já é oficial, os Srs. Drs. António Costa e Rui Rio são os convidados portugueses deste ano para a reunião anual do Grupo Bilderberg, que se realiza este ano em Washington.
Recomendados, com toda a certeza, pelo único português membro da direcção do Grupo : Francisco Pinto Balsemão.
E como Bilderberg nunca se engana, sabemos pois por quem passa o futuro da política portuguesa... Basta lembrar anteriores convidados portugueses em anos recentes : José Sócrates e Pedro Santana Lopes, embora com sortes diversas...

ANTÓNIO DAMÁSIO - 1: SOBRE ESPINOZA


" (...) Espinoza entendeu muito bem que quando se fala da vida não se pode olhar apenas para a própria vida, mas também para a dos outros. O bem-estar individual é impossível se à volta se estiver a passar, por exemplo, uma das recentes catástrofes naturais. Todo esse bem-estar promove e anuncia a continuação da vida. O mal é anunciado pela doença, a dor, e o seu resultado é a terminação da vida. São categorias biológicas. Um dos aspectos da beleza do pensamento espinoziano é entrever essas categorias, e poder-se radicar a descrição do bem e do mal naquilo que está a acontecer ao ser vivo e ao ser humano como espaço mais sagrado da vida. "
- Entrevista a Clara Ferreira Alves in EXPRESSO , 24 de Maio de 2008 .

BUSTER KEATON


" (...) a sua arte era uma espécie de fusão da poesia de Chaplin- mas com uma pitada a menos de açúcar- com a exuberância física épica dos gags de Lloyd- mas com uma pitada a mais de «coolness» . O resultado era aquilo que de mais espectacular a comédia pode ambicionar ser : algo de novo . Que todos estes anos depois o humor silencioso e preto-e-branco de Buster Keaton ainda dê 20 a zero a muita comédia ruidosa e colorida é um perfeito testemunho do tremendo poder do homem que passou a vida em busca do «gag» perfeito... e que, felizmente, o encontrou a maior parte das vezes. "
- Nuno Markl, Ípsilon, 23 de Maio de 2008.

ONDE ME APETECIA ESTAR - 1 : EL LIMON


Sempre associei a República Dominicana a luxuriantes praias tropicais e a resorts, até que amigos me disseram que há muito mais para ver, desde logo esta bela cascata El Limon, fora dos resorts e onde a cristalina água cai de uma altura de 55 metros, fresca e pura.

NOBREZA IMPERIAL


Este recentemente lançado Armorial du Premier Empire ,da autoria de Phillippe Lamarque, e publicado pelas Éditions du Gui é uma verdadeira bíblia da nobreza imperial francesa, a nova nobreza criada por Napoleão em 1808 .
Em 640 páginas somos contemplados com uma introdução à heráldica napoleónica, milhares de brasões, notícias históricas, a que acresce uma encadernação de luxo.
O preço - 350 euros- não é para todas as bolsas...

segunda-feira, 2 de junho de 2008

1740 - MARQUÊS DE SADE

No dia 2 de Junho de 1740, no Palácio de Condé em Paris, nasce Louis Alphonse Donatien de Sade, filho dos Condes de Sade, Jean-Baptiste François Joseph de Sade, diplomata colocado na Corte Eleitoral de Colónia, e Marie-Eleonore de Maillé de Carman, dama de companhia da Princesa de Condé .
A sua educação é primeiro confiada a um abade erudito, como era costume da época e da classe social em causa, e posteriormente o jovem Louis frequenta o colégio Louis-le-Grand. Aos 14 anos começa a sua carreira militar nos Chevaux-légers , muda-se depois para os carabineiros do Conde da Provença onde se torna segundo-tenente, e depois para um regimento de cavalaria onde participa na Guerra dos Sete Anos já como capitão, e onde é assinalada a sua coragem .
Louis de Sade é muito rico, insolente e muito dado aos prazeres carnais, pelo que os pais decidem casá-lo rapidamente. A 17 de Maio de 1763, casa em Paris com a filha do presidente de Montreuil, a doce e tímida Renèe-Pélagie.
A felicidade conjugal não demora muito a ser perturbada pelo primeiro escândalo - Louis de Sade contrata os serviços de uma jovem prostituta de rua, Jeanne Testard , e leva-a para um quarto secreto que, para horror da jovem, é uma verdadeira câmara de tortura...
Jeanne Testard, apesar de ter jurado manter segredo ao jovem Marquês de Sade , dirige-se à polícia de Paris e relata o sucedido.
É a primeira queixa contra Sade nos arquivos da Polícia de Paris, a primeira de muitas : orgias, sodomias, espancamentos, ofensas à Igreja, missas eróticas- um rol infindável.
Apesar de ter conhecimento do que se vai passando, a marquesa de Sade, que ama profundamente o seu marido, fecha os olhos e vai intercedendo por ele junto das autoridades, até junto do próprio Rei.
Os acontecimentos precipitam-se quando Louis de Sade seduz a sua própria cunhada e foge com ela para Itália, incorrendo na ira dos sogros que se tornam os seus piores inimigos.
Volta a França por Marselha, e nesta cidade novo escândalo- Sade e o seu fiel criado de quarto, companheiros de deboche, abusam nos afrodisíacos que dão a duas prostitutas, uma vomita sem parar e a outra, nua e coberta de sangue..., foge por uma janela. Segue-se a prisão, mas Sade consegue evadir-se e refugia-se em Génova. Em Chambéry é preso por ordem do Rei da Sardenha. Uma vez mais, a Marquesa de Sade intervém mas desta vez em vão. Será Louis de Sade a fazer o seu destino pois que se consegue evadir da fortaleza de Miolans. Estranhamente, ou talvez não pois que amava Paris, volta à sua cidade natal e acaba encarcerado em Vincennes.
Em 1784, é transferido para a Bastilha . A sua mulher leva-lhe móveis, livros, papel e tinta e é na Bastilha que o libertino se transforma em escritor. Escreve sucessivamente Diálogo entre um padre e um moribundo , Justine ou os infortúnios da virtude , Os 120 dias de Sodoma , Madame de Gange e ainda contos e peças de teatro.
O seu estilo é único, e a sua imaginação não tem limites. É libertado pela Revolução Francesa, mas novamente preso durante o Consulado- é um espírito demasiado livre para ser aceite por qualquer regime. É encerrado no Asilo de Charenton e converte os loucos em actores, encenando com eles as suas peças- em tudo, um precursor...
Morre em Charenton a 2 de Dezembro de 1814. Sobrevive a sua invulgar obra- lida, adaptada, representada, encenada, e o seu nome é associado a um desvio sexual : o sadismo - a impossibilidade de realização sexual senão por via do sofrimento físico e moral de outros.

1946 - REFERENDO EM ITÁLIA



No dia 2 de Junho de 1946 , realizam-se em Itália as primeiras eleições livres após duas décadas de ditadura. Um mês antes, a 9 de Maio, o velho Rei Vítor Manuel III , comprometido com o regime de Mussolini a quem havia nomeado chefe do Governo vinte anos atrás quando Il Duce havia marchado sobre Roma com os seus 30.000 camisas negras, abdicara a favor do seu filho Humberto, Princípe de Piemonte, agora Humberto II , Rei de Itália .
O referendo é convocado por iniciativa do Rei Humberto e do seu governo, e no dia designado 25 milhões de italianos votam para decidir se a Itália continuará uma monarquia .
Na noite do dia seguinte, 3 de Junho , o resultado parece favorável aos monárquicos com uma perspectiva de 55% a 60%. Na manhã seguinte, a situação altera-se subitamente, e os monárquicos começam a falar em fraude eleitoral.
No palácio do Quirinal, antigo palácio dos Papas e na posse dos Reis de Itália desde 1861, Humberto II está perplexo- o seu primeiro-ministro, Alcide De Gasperi, tinha-lhe assegurado na noite do dia 3 uma " sólida vantagem para a Coroa ", agora na manhã de 4 de Junho anuncia-lhe a vitória ainda oficiosa dos republicanos e aconselha o rei a abandonar o país para evitar uma guerra civil.
Humberto decide que a sua família sairá de Itália, mas ele ficará aguardando a proclamação dos resultados oficiais pela CORTE DE CASSAZIONE- Supremo Tribunal de Itália. Começam então os supremos magistrados a laboriosa tarefa de contar e recontar os votos, bem como decidir sobre os boletins controversos.
A 6 de Junho, a Rainha Maria José e os quatro filhos do casal, Maria Pia ( 11 anos ) , Vítor Manuel ( 9 anos ) , Maria Gabriela ( 6 anos ) e Maria Beatriz ( 3 anos ) , embarcam em Nápoles com destino a Portugal.
O Rei, espera e desespera em Roma. Educado no culto dos seus gloriosos antepassados, recusa aceitar que termine com ele a soberania da milenar Casa de Sabóia- Condes, depois Duques soberanos de Sabóia, Princípes do Piemonte, Reis da Sardenha no século XVIII, e desde 1861 Reis de Itália.
Foi aliás essa lealdade à dinastia que o impediu de condenar publicamente o seu pai, embora tenha lutado afincadamente para a destituição de Mussolini em 1943, e para a consequente passagem da Itália para o lado dos Aliados .
O Presidente da CORTE DE CASSAZIONE anuncia que os resultados definitivos serão conhecidos no dia 10 de Junho. Nesse dia, a proclamação dos resultados é adiada. Cresce ainda mais a polémica e os ânimos exaltam-se : os italianos do sul, favoráveis à monarquia apelam à divisão do país, e em Nápoles morrem três manifestantes durante os confrontos.
De Gasperi pede incessantemente ao Rei que abandone o país, o que este recusa tal como recusa nomear um regente. A 12 de Junho, ainda antes dos magistrados terem concluído os seus trabalhos, o Governo designa De Gasperi como " Chefe provisório do Estado "...
Humberto hesita sobre o que fazer- destituir De Gasperi conduziria certamente a uma guerra civil, e embora denunciando a ilegalidade cometida pelo Conselho de Ministros aconselha os monárquicos à calma.
A 13 de Junho, sem abdicar, o Rei voa para Portugal a bordo dum quadrimotor Savoia 95 .
Os resultados definitivos são proclamados a 18 de Junho : 10.719.000 para a monarquia, 12.717.000 para a república. Um resultado muito contestado desde então, pesando sobre ele grandes suspeitas de fraude.

DO AMOR - SCHNITZLER


" No amor apercebemo-nos geralmente demasiado tarde se um coração nos tinha sido apenas emprestado , se nos tinha sido oferecido, ou então sacrificado. "
" Compreendeste ? Perdoaste ? Esqueceste ? Que desprezo ! Deixaste simplesmente de amar. "
" A melhor coisa que com o tempo pode acontecer aos amantes é tornarem-se sucedâneos dos seus próprios sonhos ou símbolos da sua aspiração . "
" Não é o excesso de confiança mas a falta de imaginação que faz com que o homem tenha tanta dificuldade em acreditar na infidelidade de uma pessoa amada . "
- Arthur Schnitzler, RELAÇÕES E SOLIDÃO , trad.port. Manuel Alberto, Relógio D'Água Editores, 1996 .

EXPO 2008 - SARAGOÇA

A EXPO SARAGOÇA 2008 irá decorrer de 14 de Junho a 14 de Setembro e está junto ao rio Ebro. O tema é a água e o desenvolvimento sustentável, tema seguido na concepção do Pavilhão de Portugal, desenhado pelo arquitecto português Ricardo Bak Gordon, com a colaboração do designer gráfico Marco Sousa Santos e da empresa YDREAMS.
O dia de Portugal é o dia 11 de Julho, e estão previstas actuações de Dulce Pontes, Maria João e Mário Laginha e os The Gift.

IN MEMORIAM YVES SAINT-LAURENT

Com Claudia Schiffer em 1999


Morreu Yves Saint- Laurent, aos 71 anos, em Paris. Do seu nome completo Yves Henri Donat Mathieu Saint- Laurent, nasceu a 1 de Agosto de 1936 em Oran, Argélia,então uma colónia francesa. Chegado a Paris em 1953, o seu talento foi logo reconhecido pelo então editor da VOGUE, Michel de Brunoff, e o reconhecimento público veio logo no ano seguinte quando ganha 3 das 4 categorias num concurso de moda em Paris. A quarta categoria foi ganha por um também jovem chamado Karl Lagerfeld.
Aconselhado por Brunoff, Christian Dior contratou-o e, apenas 3 anos depois, com a morte súbita deste, Yves Saint-Laurent fica à frente da Casa Dior.
Com a sua abrupta substituição na Casa Dior por Marc Bohan em 1960, Saint-Laurent dá o passo seguinte- cria com o seu sócio e amante Pierre Bergé,um génio comercial, a sua própria casa de costura.
Em poucos anos, a Casa Saint-Laurent torna-se um símbolo da moda francesa, com constantes inovações nas criações, acessórios e perfumes ( Rive Gauche, Opium ) .
Após décadas de luta contra a sua depressão crónica e com uma crescente debilidade física, Saint-Laurent retira-se dos olhares do público em 2002, passando a viver em reclusão.

domingo, 1 de junho de 2008

MOZART E LONDRES


A cidade de Würzburg (Baviera) é todos os anos palco de um festival dedicado a Mozart. Desde 1921, são interpretadas obras do grande mestre e de outros compositores da época num dos mais belos ambientes de barroco da Alemanha, a Residência Episcopal de Würzburg.

O festival Mozartfest Würzburg tornou-se uma referência no mundo internacional da música clássica, contando ao longo da sua história com a presença de artistas como Yehudi Menuhin, Alfred Brendel, Lorin Maazel ou Sir Neville Merriner.

À semelhança do mote do 2007 (Mozart e Praga), pretendem os organizadores novamente ligar a obra de Mozart a uma metrópole europeia. Este ano, é Londres a cidade escolhida onde o mestre, com apenas 8 anos, foi recebido pela corte de George III e compôs a sua primeira sinfonia, seguida de 6 sonatas para violino e do famoso Londoner Skizzenbuch. Foi também em terras britânicas que Mozart conviveu com Johann Christian Bach que exerceu uma influência notável sobre o pequeno discípulo. Um dos concertos deste ano é, por isso, subordinado ao tema Der kleine Wolfgang - der grosse Johann Christian (o pequeno Wolfgang - o crescido Johann Christian).

O festival começou a 30 de Maio e terminará a 29 de Junho. Os estimados Leitores que tencionem passar por Würzburg (Residenz) poderão assistir às interpretações do English Consort sob a direcção de Fabio Biondi, da Orquestra Sinfónica da Radiodifusão da Baviera dirigida por Sir Roger Norrington, Emma Kirkby, Andreas Staier ou de outros artistas de renome.


Imagem: Würzburg, Residenz

TERMINOU A GUERRA DAS LARANJAS ?


Com a vitória da Dra. Ferreira Leite ficará o PSD pacificado? Os Drs. Menezes, Santana, Passos Coelho e Patinha Antão terão fair-play suficiente para acatar, ou pelo menos não sabotar, a nova liderança ? Vale a pena seguir os próximos capítulos...

DA NATALIDADE

- Velho com o seu neto, Domenico Ghirlandaio, 1490


Portugal teve em 2007 a taxa de natalidade mais baixa ( 9,7% ) desde 1960 ( o primeiro ano com registos unificados ) e pela primeira vez o número de mortes foi superior ao de nascimentos .
A taxa de natalidade podia ser ainda mais baixa não fora o facto de que um em cada dez bebés nascidos no país é de mãe de nacionalidade estrangeira...

IV ANO POLAR INTERNACIONAL


O Ano Polar Internacional 2007-08 , organizado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Conselho Internacional para a Ciência, iniciou-se em Março de 2007 e terminará em Março de 2009, e compreende mais de 200 projectos científicos centrados nas regiões polares mas com implicações para todo o planeta.
Os investigadores polares portugueses agruparam-se no Comité Português para o Ano Polar Internacional, criado sob a égide da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e estão envolvidos em vários programas internacionais.

AS CRIANÇAS


" Crianças, as mais belas jóias da coroa do mundo. Porém duplamente mais belos os adultos redescobertos crianças. "
- Paulo Borges , A cada instante estamos a tempo de nunca haver nascido , Zéfiro , 2008 .